A A A

Notícias


Cursos da SBC poderão ser adotados pela residência médica em todo o Brasil: Apoio do CNRM e da Ebserh

Este é mais um objetivo atingido pela atual Diretoria para consolidar os cursos de origem nacional junto aos órgãos oficiais e acreditadores do país


Em mais um passo para divulgar, regulamentar e oficializar os cursos de Treinamento de Emergências Cardiovasculares Avançado (TECA A) e Básico (TECA B), a Diretoria da SBC, representada por seu coordenador de Emergências Médicas, Antônio Carlos Carvalho; pelos membros do Comitê, Manoel Canesin e Rita Simone Moreira; pelo diretor Administrativo, Emílio Zilli e pelo gerente geral da SBC, Rodolfo Vieira, foi recebida em Brasília no dia 25 de junho pelos diretores e coordenadores do Conselho Nacional de Residência Médica (CNRM) e da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). As duas entidades ocupam papel estratégico na formação e capacitação médica e acolheram as propostas da SBC.


Foto: Divulgação SBC

A Ebserh tem hoje sob sua responsabilidade 26 hospitais públicos, contando com um número grande de médicos e residentes, e uma de suas funções é a de fornecer e oferecer capacitação e atualização a seus servidores. Em reunião com o professor Ricardo Melo, coordenador de Ensino da Ebserh, e seu staff, foram apresentadas e discutidas as estratégias para incorporar os cursos TECA A e TECA B no conteúdo programático da Ebserh. A impressão sobre o TECA foi extremamente favorável e nas próximas semanas serão discutidas as tecnicalidades envolvidas na operacionalização dessa proposta.

Emergência médica

Em outra reunião na plenária do CNRM, Zilli, Carvalho, Canesin e Simone expuseram a possibilidade de a SBC e o TECA contribuírem para a qualidade do atendimento da emergência médica no Brasil. Houve concordância unânime pela Plenária do CNRM de que o TECA A e o TECA B preenchem os requisitos necessários para receber uma recomendação formal do CNRM quanto à sua aplicação para os residentes em geral, independentemente de serem cardiologistas ou clínicos. Essa recomendação a todos os programas de residência médica será realizada ainda neste mês, iniciando a implementação desses cursos nos programas oficiais de 2016, com grande possibilidade de customização e atuação no treinamento do residente. Esse reconhecimento formal se soma aos já obtidos na Organização Nacional de Acreditação (ONA) e junto a Joint commission International, validando definitivamente o TECA e contribuindo para sua disseminação em nível nacional.

Este é mais um objetivo atingido pela atual Diretoria da SBC para consolidar os cursos de origem nacional junto aos órgãos oficiais e acreditadores do país, valorizando a meritocracia da produção inovadora dos nossos pares, princípios inquestionáveis de uma sociedade científica.

Fonte: Jornal SBC 155 · Junho · 2015

Voltar

Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da SBC - Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2024 | Sociedade Brasileira de Cardiologia | tecnologia@cardiol.br
Última atualização: 19/4/2024