A A A

Notícias


XI Prêmio ABC de Publicação Científica


XI Prêmio ABC de Publicação Científica é entregue em São Paulo

Os cinco melhores trabalhos, o manuscrito mais citado e o revisor mais atuante de 2015 foram homenageados

Em cerimônia realizada em São Paulo, no dia 18 de março, a Sociedade Brasileira de Cardiologia premiou os cinco melhores artigos originais de 2015. O XI Prêmio ABC de Publicação Científica foi entregue pelo presidente da SBC, Marcus Bolívar Malachias; pelo vice-presidente, Eduardo Nagib Gaui; pelo diretor Científico, Raul Dias dos Santos Filho; pelo diretor de Comunicação, Celso Amodeo; e pelo editor-chefe dos Arquivos Brasileiros de Cardiologia, Luiz Felipe Pinho Moreira.

“É um enorme prazer estar à frente de um dos periódicos científicos mais importante do mundo, que hoje ocupa espaço consolidado na área da pesquisa. Em mais de 65 anos de existência, 7 mil artigos de pesquisa científica de qualidade, a nível nacional e internacional, já foram publicados”, ressaltou Luiz Felipe Pinho Moreira, na abertura da solenidade. Segundo o editor-chefe, apenas 25% das publicações encaminhadas são aceitas, demonstrando a relevância da publicação para a ciência brasileira.

Marcus Bolívar Malachias destacou que a SBC é exemplo de sociedade científica no país. “Somos espelho para muitas sociedades médicas e nos orgulhamos destas glórias, entre elas a revista científica. Quando tomamos posse, reforçamos o compromisso com o fortalecimento científico, trouxemos a preocupação de valorizar os arquivos e seus projetos. É uma honra termos este veículo para registrar os trabalhos das pós-graduações e da ciência brasileira”.

O Prêmio ABC de Publicação Científica tem como objetivo incentivar a pesquisa cardiovascular no Brasil, estimulando a publicação de artigos originais de alta qualidade nos Arquivos Brasileiros de Cardiologia, o maior e mais antigo periódico de Cardiologia da América Latina, único na área com indexação no sistema Pubmed/Medline e Pubmed Central.

Os autores dos cinco melhores artigos originais (citados na próxima página) receberam certificado, troféu e uma premiação em dinheiro de R$ 3 mil.

O manuscrito “Diferenciação de Células-Tronco Mesenquimais Derivadas do Tecido Adiposo em Cardiomiócitos”, de Pablo Herthel Carvalho, também foi premiado como o mais citado nos anos de 2013 e 2014. O mesmo trabalho já havia ganho entre os cinco melhores em 2014, o que mostra o critério rígido da comissão julgadora.

A cerimônia terminou com a homenagem ao revisor mais atuante em 2015, Reinaldo Bestetti. “Agradecemos a todos os revisores, na figura desta premiação especial”, afirmou o editorchefe dos Arquivos Brasileiros de Cardiologia, Luiz Felipe Pinho Moreira, que finalizou: “o Prêmio ABC de Publicação Científica é o ponto alto do periódico e da nossa Sociedade, dando justo valor aos colegas que ajudam a revista a alcançar níveis cada vez melhores, para que possamos atingir nível de excelência e repercussão internacional”.


Revista ABC será internacionalizada

Um dia após a entrega do Prêmio ABC, integrantes da Diretoria da SBC e editores dos Arquivos Brasileiros de Cardiologia se reuniram na sede em São Paulo para traçar o futuro da publicação.

“Foi um consenso que a revista precisa ser internacionalizada, porém a forma ainda está em discussão”, adiantou o presidente Marcus Bolívar Malachias.

Para o editor da publicação, Luiz Felipe Pinho Moreira, não há outro caminho, é essencial que os Arquivos Brasileiros de Cardiologia deem mais esse salto. “As publicações científicas relevantes têm esse padrão, indiscutivelmente. Esse será o nosso objetivo na condução da Revista ABC.”

Além da internacionalização, o editor Luiz Felipe Moreira, o Conselho Editorial e a Diretoria destacaram as seguintes propostas:

• Elevação do impacto dos artigos publicados nos Arquivos Brasileiros de Cardiologia;
• Criação de um novo periódico internacional para publicação de artigos apenas em língua inglesa;
• Internacionalização do corpo editorial;
• Inclusão de editores associados estrangeiros;
• Ampliação da participação de revisores internacionais;
• Ampliação das publicações científicas da SBC;
• Implantação de política de centralização das publicações brasileiras em cardiologia (criação de portal único);
• Processo de rápida indexação dos periódicos no SciELO, Scopus e PubMed;
• Divulgação dos periódicos em portais em eventos e sociedades internacionais;
• Rediscussão da participação dos programas de pós-graduação;
• Submissão de artigos no sistema fast-track;
• Reavaliação de revisores e membros conselho editorial.

Fonte: Jornal SBC 165 . Abril . 2016


CONHEÇA OS PREMIADOS
 
Melhores Artigos Originais
 
Avaliação do Infarto do Miocárdio pela Ressonância Magnética Cardíaca e Mortalidade em Longo Prazo
Assessment of Myocardial Infarction by Cardiac Magnetic Resonance Imaging and Long-Term Mortality
João Luiz Fernandes Petriz, Bruno Ferraz de Oliveira Gomes, Braulio Santos Rua, Clério Francisco Azevedo, Marcelo Souza Hadlich, Henrique Thadeu Periard Mussi, Gunnar de Cunto Taets, Emília Matos do Nascimento, Basílio de Bragança Pereira, Nelson Albuquerque de Souza e Silva
 
Custos das Cirurgias Cardíacas Segundo o Risco Pré-Operatório no Sistema Público de Saúde Brasileiro
Cardiac Surgery Costs According to the Preoperative Risk in the Brazilian Public Health System
David Provenzale Titinger, Luiz Augusto Ferreira Lisboa, Bruna La Regina Matrangolo, Luis Roberto Palma Dallan, Luis Alberto Oliveira Dallan, Evelinda Marramon Trindade, Ivone Eckl, Roberto Kalil Filho, Omar Asdrúbal Vilca Mejía, Fabio Biscegli Jatene
 
Custo-Efetividade de Estatinas em Dose Alta, Moderada e Baixa na Prevenção de Eventos Vasculares no SUS
Cost-Effectiveness of High, Moderate and Low-Dose Statins in the Prevention of Vascular Events in the Brazilian Public Health System
Rodrigo Antonini Ribeiro, Bruce Bartholow Duncan, Patricia Klarmann Ziegelmann, Steffan Frosi Stella, Jose Luiz da Costa Vieira, Luciane Maria Fabian Restelatto, Carisi Anne Polanczyk
 
Desenvolvimento e Validação de Modelos Preditores de Mortalidade Cardíaca e Transplante na Terapia de Ressincronização Cardíaca
Development and Validation of Predictive Models of Cardiac Mortality and Transplantation in Resynchronization Therapy
Eduardo Arrais Rocha, Francisca Tatiana Moreira Pereira, José Sebastião Abreu, José Wellington O. Lima, Marcelo de Paula Martins Monteiro, Almino Cavalcante Rocha Neto, Camilla Viana Arrais Goés, Ana Gardênia P. Farias, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, Ana Rosa Pinto Quidute, Maurício Ibrahim Scanavacca
 
Papel dos Micro-Rnas 221/222 na Liberação de Óxido Nítrico Induzida por Estatinas em Células Endoteliais Humanas
Role of microRNAs 221/222 on Statin Induced Nitric Oxide Release in Human Endothelial Cells
Alvaro Cerda, Cristina Moreno Fajardo, Rodrigo Gouveia Basso, Mario Hiroyuki Hirata, Rosario Dominguez Crespo Hirata
 
Artigo Mais Citado nos últimos dois anos (2013 – 2014)
 
Diferenciação de Células-Tronco Mesenquimais Derivadas do Tecido Adiposo Em Cardiomiócitos
Differentiation of Adipose Tissue-Derived Mesenchymal Stem Cells into Cardiomyocytes
Pablo Herthel Carvalho, Ana Paula Falci Daibert, Betânia Souza Monteiro, Bárbara Silva Okano, Juliana Lott Carvalho, Daise Nunes Queiroz da Cunha, Lukiya Silva Campos Favarato, Vanessa Guedes Pereira, Luis Eugênio Franklin Augusto, Ricardo Junqueira Del Carlo
 
Revisor Mais Atuante
 
Reinaldo B. Bestetti
 
FOTOS DO EVENTO
       
 
REALIZAÇÃO
 

Voltar

Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da SBC - Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2024 | Sociedade Brasileira de Cardiologia | tecnologia@cardiol.br
Última atualização: 19/4/2024