A A A

Notícias


Cardiologia é a especialidade mais procurada pelos idosos


Um levantamento da Orizon – empresa de serviços para os segmentos de saúde, seguros e benefícios – feito em uma base de 12 milhões de usuários de planos de saúde, constatou que o Câncer é o que mais leva os idosos brasileiros a procurarem uma consulta médica ou ambulatorial. Entre os homens acima de 60 anos beneficiários da rede privada de saúde, 15,41% procuraram o médico, em 2016, por causa do Tumor de Próstata. Entre as mulheres da mesma faixa etária, 14,83% dos registros foram por conta de Hipertensão, seguido de perto pelos Exames de Rastreamento de Neoplasias, com 14,31%. O Câncer de Mama foi a quinta causa mais prevalente entre elas (9,49%).



Quando avaliada a quantidade de consultas por especialidades, em 2016, os Cardiologistas foram os médicos mais acionados (15% dos eventos), seguidos por Ortopedistas (11%) e Oftalmologistas (9%). Já os atendimentos ambulatoriais – em emergências de hospitais – registraram uma maior incidência de atendimento por Clínicos Gerais (26% dos eventos), depois Cardiologistas (12%) e Ortopedistas (11%). “Curiosamente, a especialidade Geriatria, que cuida de idosos, não aparece entre as 10 mais acionadas. Foram 1% das consultas e 1% dos atendimentos ambulatoriais no mesmo período”, analisam os pesquisadores da Orizon, Bruno de Carvalho e Heloíza Brod.



Ainda segundo o estudo, o tempo médio de internação por evento, para pessoas acima de 60 anos, entre 2014 e 2016, foi de 8,77 dias. “No decorrer dos três últimos anos, houve pacientes que ficaram de 1 até 3 anos internados. Os CID J969 – Insuficiência respiratória e CID I67 – Doenças cerebrovasculares, são dois exemplos de CID’s que tiveram um tempo de internação muito acima da média”, finalizam os analistas da empresa.

Voltar 

Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da SBC - Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2024 | Sociedade Brasileira de Cardiologia | tecnologia@cardiol.br
Última atualização: 24/4/2024