A A A

Notícias


Mortes por infartos crescem nos últimos anos



Estratégias para a prevenção da doença cardiovascular serão amplamente discutidas no Congresso da Sociedade Brasileira de Cardiologia, que começa hoje, dia 03, em São Paulo

O número de mortes por infartos no Brasil, tanto em homens quanto em mulheres, segue em ritmo ascendente, segundo dados que serão debatidos no SBC 2017 - Congresso Brasileiro de Cardiologia, que começa dia 03 de novembro, em São Paulo. Há cinquenta anos, de cada dez mortes por infarto nove eram homens e uma mulher. Nos últimos seis anos, essa proporção está em seis homens e quatro mulheres, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia.

No evento, serão apresentados os dados mais recentes disponíveis, de 2010 a 2015 (quadro abaixo). No último ano morreram 65.224 homens e 46.625 mulheres por infarto. Para o presidente da SBC, Marcus Bolívar Malachias, os fatores de risco cardiovasculares, que tempos atrás afetavam em maior parte os homens, agora atingem ambos os sexos. "Homens e mulheres são impactados pelo estresse do dia a dia que, muitas vezes, impede as pessoas de praticar uma atividade física, levando à obesidade. Outros fatores como uma alimentação inadequada, cigarro, hipertensão, colesterol elevado, diabetes, entre outros, podem provocar um infarto precoce", alerta o cardiologista.



Em relação às mulheres, é preciso ficar atento aos sintomas do infarto que são, em muitos casos, diferentes da clássica dor no peito relatada por homens, como náuseas, vômitos, dor nas costas e no pescoço, falta de ar e indigestão. "Algumas hipóteses para essa diferenciação nos sintomas são as características biológicas, como variação hormonal; a negação ou subestimação do problema, o que dificultaria o diagnóstico e causaria atraso no tratamento; uma maior resistência à dor e fatores físicos e psicológicos, entre outros", explica Marcus Malachias.

No SBC 2017 - Congresso Brasileiro de Cardiologia, especialistas irão debater estratégias para melhorar a prevenção das doenças cardiovasculares e ainda aprimorar os métodos de diagnóstico nos atendimentos em emergência, principalmente em mulheres.

SERVIÇO:
SBC 2017 - 72° Congresso Brasileiro de Cardiologia
Data: 03 a 05 de novembro
Local: São Paulo Expo
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, São Paulo/SP
Site: http://cardio2017.com.br/

Voltar 

Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da SBC - Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2024 | Sociedade Brasileira de Cardiologia | tecnologia@cardiol.br
Última atualização: 23/11/2024