A A A

Notícias


Cardiômetro da SBC ganha o Prêmio Abril & DASA de Inovação Médica, na categoria Prevenção


Ferramenta fundamenta debates em prol de melhorias na prevenção cardiovascular e investimentos efetivos na saúde

O Cardiômetro (www.cardiometro.com.br), ferramenta de alerta da SBC, ganhou o Prêmio Abril & DASA de Inovação Médica, com curadoria da revista Saúde, na categoria Prevenção. A escolha do vencedor foi feita por um júri técnico e por votação popular.

A premiação foi no dia 5 de dezembro, em São Paulo, com a presença da diretora financeira da SBC (gestão 2016/17), Gláucia Moraes de Oliveira, que coordenou a metodologia de cálculo e as estatísticas do Cardiômetro, junto do idealizador e coordenador do projeto, Marcus Bolívar Malachias, e do diretor de comunicação da SBC (gestão 2016/17), Celso Amodeo.

Os dados publicados no Cardiômetro são atualizados com base em um programa de previsão estatística, com metodologia desenvolvida e amparada por pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais. Os números amparam debates para que especialistas busquem novas formas de melhorar a prevenção cardiovascular e governos direcionem de forma mais efetiva os investimentos em saúde. “Eles servem também para sensibilizar a população sobre a importância de prevenir as doenças cardiovasculares, evitando os fatores de risco para o coração”, lembra o presidente da SBC, Oscar Dutra.

De acordo com a projeção mais atual da ferramenta, estima-se que, “até 31 de dezembro, o Brasil deverá registrar 396.478 mortes pelas doenças cardiovasculares, principal causa de óbitos no país”, destaca Marcus Malachias. “O portal do Cardiômetro permitiu demonstrar as ferramentas disponíveis para preveni-las”, finaliza Gláucia Moraes de Oliveira.





Voltar 

Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da SBC - Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2024 | Sociedade Brasileira de Cardiologia | tecnologia@cardiol.br
Última atualização: 18/4/2024