Programa “Gente que Fala” aborda falta de Amiodarona no mercado brasileiro
Na última quinta-feira, 21 de fevereiro, o diretor de Promoção da Saúde Cardiovascular da SBC, Fernando Costa, participou do programa "Gente que Fala", do Ministério Público Democrático (MPD), junto com a procuradora de Justiça, Sandra Jardim, e o cientista político, advogado e líder do Movimento Transparência Partidária, Marcelo Issa.
Alguns dos assuntos debatidos pelos participantes durante a edição foram a aprovação pela Câmara do projeto que susta decreto assinado pelo vice-presidente do Brasil, Hamilton Mourão, sobre sigilo de documentos públicos, a agressão à empresária Elaine Caparroz, vítima de tentativa de feminicídio no Rio de Janeiro, e a falta de Amiodarona no mercado brasileiro.
Em sua participação, Fernando Costa explicou a importância da Amiodarona para o tratamento de arritmias graves e fez duras críticas à atual situação. “30% das mortes no Brasil são causadas por doenças do coração. Quando a gente pensa em arritmia, de todos os medicamentos, esse é o mais eficaz e, para um tipo específico de arritmia, é fundamental. Por isso é essencial saber o porquê e onde está faltando, assim como identificar os responsáveis pelo atraso”, comentou o diretor da SBC.
A Fibrilação Atrial tornou-se um importante problema de saúde pública, com grande consumo de recursos em saúde. No Brasil estima-se que a doença atinja entre 1,5 e 2 milhões de pessoas, que poderá chegar a 10 milhões em 2.050.
O programa vai ao ar toda quinta-feira, na TV Aberta (canal 9 da NET, canais 8 e 186 da Vivo), na TV Guarulhos, na rádio Trianon AM 740, e na rádio Universal AM 810 na baixada Santista, além da transmissão ao vivo pela internet.