A A A

Notícias


Dia Nacional da Conscientização das Doenças Cardiovasculares na Mulher será celebrado no dia 14 de maio


Foi protocolada, na Câmara dos Deputados, no dia 26 de fevereiro, a criação do Dia Nacional da Conscientização das Doenças Cardiovasculares na Mulher, a ser celebrado no dia 14 de maio. O projeto de lei é de autoria da cardiologista e sócia da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), parlamentar Mariana Carvalho (PSDB/RO). O objetivo é criar ações do poder público - em parceria com a SBC, universidades, associações e sociedade civil – para organizar palestras, eventos e treinamentos sobre as Doenças Cardiovasculares na Mulher, antecipando assim o diagnóstico.

De acordo com a SBC, a proporção de mortes por doenças cardiovasculares entre homens e mulheres diminuiu bastante e está em 5,3 homens para cada 4,7 mulheres, mas já foi de 9 homens para cada mulher. Um dos motivos para essa mudança são as jornadas duplas e até triplas - trabalho, cuidado com os filhos e afazeres domésticos – que elevam os níveis de estresse e, associadas à falta de atividade física e má alimentação, comprometem a saúde do coração.

A cada 10 minutos, uma mulher morre no Brasil em consequência de acidente vascular cerebral. Já o infarto faz uma vítima a cada 11 minutos. “As doenças cardiovasculares são responsáveis por 30% das mortes do sexo feminino, no Brasil, e matam duas vezes mais que todos os tipos de câncer, incluindo o de mama”, ressaltou o presidente da SBC, Oscar Dutra.

A data de 14 de maio foi escolhida por ser o aniversário da Dra. Betina Ferro, que foi especialista em Clínica Médica e Cardiologia, e pioneira na área acadêmica da cardiologia paraense, foi a primeira mulher a ministrar a cadeira de Propedêutica Médica na antiga Faculdade de Medicina e Cirurgia do Pará, em 1950.

“Vamos cuidar do Coração das nossas Mulheres, com o enorme apoio da parlamentar Mariana Carvalho, que é líder da bancada do coração no Congresso Nacional. É a SBC, que realmente entende de coração, na vanguarda das ações para prevenção das doenças cardiovasculares”, comemorou o presidente eleito da SBC, Marcelo Queiroga. A deputada federal é também relatora do projeto de lei 5.460/2.016 que beneficia idosos com estenose aórtica.

“Tomei essa iniciativa de criar ações do poder público - em parceria com a SBC, universidades, associações e sociedade civil – para organizarmos palestras, eventos e treinamentos sobre as Doenças Cardiovasculares na Mulher, antecipando assim o diagnóstico. Mesmo com as garantias constitucionais, as iniquidades em relação às mulheres persistem. Ações afirmativas são essenciais para remarcar a necessidade de assegurar a igualdade imprescindível entre homens e mulheres, particularmente, em relação a conscientização das DCV na mulher que lamentavelmente ainda são negligenciadas no Brasil”, afirmou a deputada Mariana Carvalho.

A criação do Dia Nacional da Conscientização das Doenças Cardiovasculares na Mulher foi também comemorada pelo presidente eleito da World Heart Federation – WHF, Fausto Pinto. “Excelente iniciativa que merece todo o meu apoio e entusiasmo. São iniciativas destas que fazem com que a nossa causa se torne mais visível e possamos ser mais eficazes na nossa ação”, declarou, em uma rede social, Fausto Pinto.



Voltar 

Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da SBC - Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2024 | Sociedade Brasileira de Cardiologia | tecnologia@cardiol.br
Última atualização: 19/4/2024