A A A

Notícias


Presidente da SBC, Adib Jatene (período 85/87), é homenageado em Uberlândia

O professor Adib Jatene, que foi presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia entre 1985 e 1987, sócio fundador e primeiro presidente da Socesp e ministro da Saúde, entre tantos outros importantes cargos que ocupou ao longo da vida, foi homenageado, em 12 de março, com a inauguração do novo prédio do hospital cardiológico, em Uberlândia/MG. O edifício foi batizado de Edifício Adib Domingos Jatene.

Na entrada do prédio, há uma linha do tempo contando a trajetória do cardiologista, desde o nascimento em Xapuri no Acre, em 4 de junho de 1929, passando pela graduação aos 24 anos na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, pela ativa participação em sociedades médicas no Brasil e no mundo e atuação política na saúde, tendo sido fundador do Conselho Nacional de Secretários de Saúde e ministro por duas vezes. Jatene faleceu em 14 de novembro aos 85 anos.

O diretor do hospital, Roberto Botelho, conta que Adib Jatene sempre teve forte ligação com o Triângulo Mineiro. Ele lecionou em Minas Gerais como professor de Anatomia da Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro. “Ali, na década de 1950 começava a sua experiência com a circulação extracorpórea, talvez a mais importante contribuição do gênio, expressão máxima da interface do conhecimento”, resume Botelho. Na década de 1960, realizou a primeira ponte de safena no Brasil. Logo a seguir, criou a primeira técnica cirúrgica para a correção da transposição dos grandes vasos, que levou o seu nome: cirurgia Jatene.

“Roberto Botelho faz muito bem ao reverenciar o ‘nosso’ Adib Jatene com esse moderno centro médico. O professor foi um ícone da Medicina Cardiovascular brasileira, que batalhou de forma muito intensa por mais equidade no sistema de saúde”, lembrou o presidente eleito da SBC, Marcelo Queiroga.

Em 2012, Queiroga, então presidente da SBHCI, e o diretor executivo do Instituto do Coração do Triângulo Mineiro, Roberto Botelho, concederam ao professor Jatene o Título de Sócio Honorário. Na ocasião, Roberto Botelho fez a saudação ao homenageado. Em uma sessão muito concorrida Adib Jatene discorreu sobre a importância do estudo, da pesquisa, da inovação e do espírito público.

Na foto: Roberto Botelho, Adib Jatene e Marcelo Queiroga, em 2012, quando concederam o título de Sócio Honorário da SBHCI a Jatene



Voltar 

Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da SBC - Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2024 | Sociedade Brasileira de Cardiologia | tecnologia@cardiol.br
Última atualização: 18/4/2024