A A A

Notícias


Tribunal de Justiça da Paraíba recebe Carta das Mulheres


O presidente eleito da SBC, Marcelo Queiroga, entregou na manhã de ontem, 3 de junho, a 'Carta das Mulheres' ao presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos. O documento contém as ações que serão adotadas pela Sociedade Brasileira de Cardiologia para alertar as autoridades públicas e a sociedade civil sobre a necessidade de priorizar o tema e foi elaborado no Simpósio Mulheres do Coração, realizado em João Pessoa, em maio passado.

A carta destaca que a prevenção poderia evitar 80% das mortes prematuras por doenças cardiovasculares e pede o apoio na grande mobilização nacional que a SBC promove para ampliar as ações relativas à causa. A entidade irá criar um grupo de discussões permanente "que exerça um papel de liderança nas políticas brasileiras para a saúde, fornecendo aos gestores uma visão geral da relevância das doenças cardiovasculares nas mulheres, para que possam traçar ações estratégicas para reduzir a prevalência de fatores de risco, melhorar o diagnóstico e a abordagem terapêutica, reduzindo assim sua mortalidade e morbidade", diz o documento.

"No passado, se pensava que as mulheres não adoeciam do coração. Hoje, nós sabemos que a mortalidade feminina causada por doenças cardiovasculares, sobretudo depois da menopausa, corresponde a dos homens", lembrou Marcelo Queiroga, durante o encontro na sede no TJ, na praça João Pessoa, na capital da Paraíba. Segundo o presidente da SBC, o desembargador Márcio Murilo tem um grande espírito público, pela justiça nas decisões que já proferiu no segmento da saúde.

A audiência contou com a participação do desembargador Joás de Brito Pereira Filho e do juiz auxiliar da Presidência, Meales Melo, e foi tratado, ainda, acerca da diminuição do fenômeno da judicialização da saúde, em relação às políticas públicas instituídas e a iniciativa do Poder Judiciário em solucionar ações de pequena, média e alta complexidade.



(e/d): Meales Melo, Marcelo Queiroga, Márcio Murilo e Joás Pereira Filho.



Visite o site www.mulheresdocoracao.org.br

Voltar 

Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da SBC - Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2024 | Sociedade Brasileira de Cardiologia | tecnologia@cardiol.br
Última atualização: 23/4/2024