A A A

Notícias


Congresso em Fortaleza debate prevenção e tratamentos para Insuficiência Cardíaca, que afeta cerca de 3 milhões de brasileiros


É o maior evento na América Latina destinado à discussão e pesquisa na área de IC

A Insuficiência Cardíaca (IC) é uma das principais doenças que atinge o coração e responsável por duas a três vezes mais mortes que cânceres avançados, como o de intestino e o de mama. Entre os dias 8 e 10 de agosto, mais de mil cardiologistas vão se reunir em Fortaleza para o 18º Congresso Brasileiro de Insuficiência Cardíaca, organizado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). Esta é uma doença diretamente ligada a enfermidades como hipertensão e infarto, que gera um gasto de R$ 22 bilhões na economia, considerando custos com internação e redução de produtividade. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 80% das mortes por doenças cardíacas no mundo são evitáveis.

O presidente do Congresso, João David de Souza Neto, explica que a IC ocorre quando o coração se torna incapaz de bombear o sangue de maneira adequada para o corpo, o que pode ser causado porque o coração não tem força para contrair ou porque ele fica tão rígido que não consegue relaxar. “Os principais sintomas são falta de ar, inchaço dos pés e pernas, falta de energia e cansaço, dificuldade de dormir, abdômen inchado, perda de apetite, ganho de peso, tosse, aumento da necessidade de urinar à noite, confusão mental e tontura”.


Maior evento da América Latina sobre IC

As inovações tecnológicas para prevenção e tratamento da doença serão amplamente debatidos, com a apresentação de aplicativos e discussão de como a inteligência artificial e as startups, que hoje já fazem parte do ecossistema da saúde, podem contribuir neste cenário. “Iremos debater aspectos importantes ligados à prevenção da Insuficiência Cardíaca, a nova epidemia da IC com fração de ejeção preservada, o acometimento cardíaco no diabetes e os novos avanços do tratamento ligados a alvos moleculares em cardiologia, em particular nas miocardiopatias”, destaca o diretor de Qualidade Assistencial da SBC, Evandro Tinoco Mesquita.

O 18º Congresso Brasileiro de Insuficiência Cardíaca vai reunir os principais cientistas brasileiros e também o pesquisador brasileiro que atua em Stanford (EUA), Júlio César Batista Ferreira, que desenvolveu a patente de uma nova molécula para IC denominada Samba. Ele será um dos premiados com a Medalha Carlos Chagas. Faremos uma homenagem aos 110 anos da Doença de Chagas e aos 140 anos do nascimento de Carlos Chagas - primeiro e único cientista na história da medicina a descrever completamente uma doença infecciosa: o patógeno, o vetor (Triatominae), os hospedeiros, as manifestações clínicas e a epidemiologia.



Voltar 

Mapa do Portal

Conheça a SBC

Associados

Serviços

Produtos

Eventos

Seções

Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da SBC - Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2019 | Sociedade Brasileira de Cardiologia | tecnologia@cardiol.br
Última atualização: 8/12/2019