A A A

Notícias


Cardiologia comemora duas vitórias junto ao MEC


Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) publica matrizes de competências das áreas de atuação da Cardiologia em Cardiointensivismo e em Ecocardiografia

O Ministério da Educação publicou, na primeira semana de agosto, as Matrizes de Competências Aprovadas pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), entre elas, em Cardiointensivismo e em Ecocardiografia como ano adicional da Residência Médica em Cardiologia, pleitos antigos da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

“A matriz de competências reúne o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que o médico especialista nestas áreas deve desenvolver. As matrizes foram apresentadas pela sociedade de especialidade à CNRM e foram aprovadas por especialistas”, conta a cardiologista e representante do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (CONASS) na Comissão Nacional de Residência Médica, Vanessa Campos.

Até então, o treinamento em Cardiointensivismo era prática nos principais programas de residência em Cardiologia, como complementação especializada, mas sem validação pelo Ministério da Educação. O presidente eleito da SBC (biênio 2020/21), Marcelo Queiroga, defendeu, em novembro de 2018, em Brasília, a matriz de competência do Cardiointensivismo. “Agora, com a publicação da matriz de competência, os residentes podem cumprir o ano adicional com bolsa. Um benefício para os residentes e a reafirmação da expertise de atuação dos cardiologistas em Medicina Intensiva Cardiológica”, comemora.

Segundo a coordenadora da Comissão de Habilitação do Departamento de Imagem Cardiovascular da SBC, Adenalva Lima de Souza Beck, “ficou estabelecido que o tempo de residência em Ecocardiografia será de 2 anos para formação completa e poderá incluir Ecodoppler de artérias carótidas e vertebrais para avaliação da espessura mediointimal, placas e quantificação de estenoses, como parte de avaliação cardiovascular”.

Confira abaixo as matrizes de competências completas:

Cardiologia - Cardiointensivismo
Clique aqui

Ecocardiografia
Clique aqui

O Centro que tiver interesse em ofertar vagas em Cardiointensivismo tem até o dia 31 de agosto para preencher o pedido de credenciamento no sistema do MEC (Siscnrm): http://siscnrm.mec.gov.br/login/login.



Voltar 

Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da SBC - Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2024 | Sociedade Brasileira de Cardiologia | tecnologia@cardiol.br
Última atualização: 19/4/2024