A A A

Notícias


Emergência Cardiovascular é discutida com Governo Federal


A secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro, visitou a sede da SBC em São Paulo, em 16 de agosto. Ela foi recebida pelo coordenador de Treinamento em Emergências Cardiovasculares, Sérgio Timerman, e pela gerente da sede São Paulo, Mara Carreira. Também estiveram no encontro Helio Angotti Neto do MS, Thatiane Facholi Polastri e Natali Schiavo Giannetti do Centro de Treinamento da SBC e a ginecologista Karen Abrão.

Na pauta foram discutidas parcerias com o Governo Federal e a possibilidade de treinamentos e a disseminação dos cursos de suporte básico e avançado de vida da SBC, conhecidos por TECA.

Sérgio Timerman lembrou que o número de vidas perdidas por parada cardiorrespiratória é enorme, inclusive nos hospitais brasileiros, apesar de poucos estudos a respeito no país que poderiam constatar um quadro ainda mais grave. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, são 720 eventos por dia no Brasil e a chegada num pronto socorro é uma verdadeira corrida entre a vida e a morte.

“Uma pessoa com parada cardíaca, a cada minuto sem atendimento, perde 10% de chance de sobreviver. Precisamos investir em treinamento profissional e da população. Assim como existem pessoas treinadas para uma situação de incêndio, elas também precisam saber como realizar as primeiras manobras até a chegada do atendimento especializado quando uma pessoa tem parada cardíaca”, defende o coordenador de Treinamento em Emergências Cardiovasculares da SBC.

A secretária do Ministério da Saúde se comprometeu em auxiliar a SBC com uma legislação que obrigue locais com grande circulação de pessoas a terem funcionários treinados em ressuscitação cardiovascular e desfibriladores externos automáticos – DEA.










Voltar 

Mapa do Portal

Conheça a SBC

Associados

Serviços

Produtos

Eventos

Seções

Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da SBC - Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2019 | Sociedade Brasileira de Cardiologia | tecnologia@cardiol.br
Última atualização: 17/9/2019