A A A

Notícias


74° Congresso Brasileiro de Cardiologia teve mais de 6 mil inscritos, de 300 palestrantes e cerca de 30 convidados internacionais


O 74° Congresso Brasileiro de Cardiologia, realizado de 20 a 22 de setembro, no Centro de Convenções da Fiergs, em Porto Alegre/RS, reuniu mais de 6 mil congressistas, 300 palestrantes nacionais e cerca de 30 convidados internacionais.

O evento foi aberto pelo presidente do 74° Congresso, Leandro Zimerman, que destacou a intensa mudança na forma de transmitir conhecimento ocorrida nos últimos anos. Para Zimerman, é preciso criar uma nova experiência e foi assim que a Comissão Executiva – CeCon – trabalhou. “Pensamos em sessões diferentes e interativas falando dos mais variados temas, além da Cardiologia, porém mantendo a discussão científica em altíssimo nível. Assim todos sairão daqui cheio de novos conhecimentos, mas também de dúvidas e ideias”, completou durante o discurso.

O diretor científico da SBC, Dalton Précoma, lembrou que a CeCon, composta por uma dezena de integrantes, realizou vários encontros presenciais e online para escolher os mais qualificados palestrantes. “Estruturamos um evento com qualidade científica, inovações tecnológicas e atualização para os temas do dia a dia. Foi um trabalho exaustivo, mas prazeroso. Précoma destacou o lançamento da Diretriz de Prevenção com a participação de muitos colegas, sendo a primeira que aborda a espiritualidade em todo o mundo. Falou ainda da apresentação da Diretriz de Telemedicina.

A cerimônia de abertura foi conduzida pelo diretor de Comunicação da SBC, Romeu Meneghelo, que anunciou os destaques do Prêmio Mérito SBC.
• Docente: Salvador Rassi
• Assistência: Instituto Nacional de Cardiologia
• Dedicação à Pesquisa: Wilson Nadruz Jr.
• Contribuição Associativa: Antônio Carlos Palandri Chagas
• Homenagem Especial: Enio Cantarelli
• Homenagens Póstumas: Abrahão Afiune Neto, André Esteves Lima, Antônio Carlos de Camargo Carvalho, Brivaldo Markman, Domingos Edgardo Junqueira de Moraes, Edson Carvalho Sandoval Peixoto e Rafael Leite Luna.

Romeu Meneghelo ainda anunciou uma nova campanha da SBC de alerta às mortes por doenças cardiovasculares em mulheres. Um vídeo encenado pelo Grupo Corpo revelou de forma artística a importância da prevenção muitas vezes negligenciada pelas mulheres. A iniciativa da campanha da SBC “Cuide do seu coração” é do Departamento de Cardiologia da Mulher.

O presidente da SBC, Oscar Dutra, encerrou a cerimônia de abertura com um público reconhecimento à CeCon pela elaboração da extensa programação científica com a participação dos Grupos de Estudos, Departamentos e Regionais. Para ele foi gratificante, mas doloroso formatar o evento. “Doloroso por um contingenciando financeiro, que atinge a SBC, mas também o país. Tivemos que cortar palestrantes, mas o momento exigia austeridade. Vencemos com a colaboração da indústria nacional e internacional”, reconheceu Dutra.

O presidente da SBC afirmou que a Diretoria tem se preocupado com a saúde financeira da entidade, sem comprometer o científico. “Trouxemos e intensificamos a participação de lideranças jovens, implementamos mudanças nas revistas ABC Cardiol e IJCS, fizemos uma ampla reestruturação na TI, com as diretorias anterior e futura, mantendo o foco no associado e paciente”, completou sempre citando os nomes dos integrantes da Diretoria a frente das ações.

Oscar Dutra ressaltou a proximidade de relações com as Regionais e os Departamentos e pontuou que a SBC é líder no cenário latino-americano da Cardiologia e muito bem postada internacionalmente. “A sensação de dever cumprido é gratificante, mas foi a um custo muito alto, tanto profissionalmente como com a minha família”, encerrou de forma emocionada.









Voltar 

Mapa do Portal

Conheça a SBC

Associados

Serviços

Produtos

Eventos

Seções

Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da SBC - Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2019 | Sociedade Brasileira de Cardiologia | tecnologia@cardiol.br
Última atualização: 17/11/2019