A A A

Notícias


Sociedade Brasileira de Cardiologia promove atividades pelo Dia Mundial do Coração


A Sociedade Brasileira de Cardiologia – SBC – programou uma série de atividades para lembrar o Dia Mundial do Coração, comemorado em 29 de setembro. A campanha da entidade está alinhada com as ações da Federação Mundial do Coração – WHF, sigla em inglês – e a Sociedade Interamericana de Cardiologia – SIAC, que terá como slogan: “meu coração, seu coração”. A temática revela a importância de toda a comunidade estar envolvida no combate às doenças cardiovasculares que matam 17,9 milhões de pessoas todos os anos no mundo, sendo responsável por 31% do total de óbitos do planeta.

No Brasil, as doenças do coração representam as principais causas de mortes e, segundo o Cardiômetro da SBC, serão 400 mil até o final do ano. “São mil pessoas que perdem a vida todos os dias. É o mesmo que cinco aviões lotados caírem diariamente sem deixar sobreviventes”, compara o diretor de Promoção da Saúde Cardiovascular, Fernando Costa. “É uma verdadeira epidemia evitável e precisamos combatê-la com informação qualificada”, completa. Fernando Costa destaca dado publicado, recentemente, na Diretriz de Prevenção da SBC revelando que se as pessoas praticassem exercícios físicos com regularidade, os óbitos por doenças do coração cairiam em 15,8% para homens e 15,2% para mulheres. “Se os exercícios forem associados ao controle do colesterol elevado, evitar o estresse e uma alimentação saudável, a redução pode chegar a 80%”, orienta.

O material informativo que a SBC irá distribuir em locais púbicos e em suas mídias sociais destaca a importância dos hábitos saudáveis como evitar o estresse, tendo mais tempo para família, amigos e laser; alimentar-se bem e de forma saudável; controlar o peso; reduzir o consumo de bebidas alcoólicas e beber mais água; praticar atividade física e deixar o cigarro; usar medicamentos que forem prescritos, seguindo as orientações médicas.

No site do Cardiômetro é possível fazer um teste de risco coronariano respondendo a oito perguntas simples para saber, imediatamente, se a probabilidade de ter um infarto, nos próximos 10 anos, é baixa, intermediária ou alta.


Ação que acontece na estação República do Metrô, em São Paulo/SP, nesta sexta-feira até às 15h30






Voltar 

Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da SBC - Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2024 | Sociedade Brasileira de Cardiologia | tecnologia@cardiol.br
Última atualização: 17/4/2024