A A A

Notícias


Alerta vermelho para o coração da mulher


É de conhecimento geral que as Doenças Cardiovasculares constituem a principal causa de morte no Brasil e no mundo. Sabemos também que essas doenças são preveníveis em até 80% dos casos.

É importante saber seus fatores de risco e combatê-los, para assim preveni-las. Apesar do amplo conhecimento acerca dos principais fatores de risco cardiovascular (Hipertensão Arterial Sistêmica, Diabetes mellitus, colesterol elevado e tabagismo, além do sedentarismo, obesidade, stress) há evidências de que esse conhecimento é escasso entre as mulheres e os profissionais de saúde que delas cuidam.

Existe grande preocupação na prevenção do câncer de mama, quando, na verdade, há sete a oito vezes mais chances de uma mulher morrer em decorrência de um Infarto Agudo do Miocárdio do que de um câncer de mama. Esse equívoco implica em menor compromisso das mulheres no controle dos fatores de risco que levam ao Infarto e ao Acidente Vascular Cerebral e está também associado a uma menor taxa de investigação desse conjunto de doenças, bem como a maior negligência no seu tratamento, determinando mais sequelas.

Nos Estados Unidos esse (des) conhecimento melhorou muito depois que foi criada uma campanha que se chama “Go Red for Women”, que aproximou a cardiologia das mulheres e mostrou o risco que elas correm ao ignorarem as doenças cardiovasculares, por achar que são inerentes ao sexo masculino.

No Brasil o Departamento de Cardiologia da Mulher está iniciando uma campanha de ALERTA VERMELHO PARA O CORAÇÃO DA MULHER, como podemos ver no vídeo a seguir, especialmente coreografado pelo Grupo Corpo.








Voltar 

Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da SBC - Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2024 | Sociedade Brasileira de Cardiologia | tecnologia@cardiol.br
Última atualização: 26/4/2024