A A A

Notícias


Parceria com o INPI será determinante para Diretoria de Ciência, Tecnologia e Inovações da SBC


O presidente eleito da SBC, Marcelo Queiroga foi recebido na sede do Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI, no Rio de Janeiro/RJ, pelo presidente Cláudio Furtado. Para Queiroga o encontro, em 30 de outubro, foi estratégico já que “as inovações requerem patentes e na área de Cardiologia há patentes para fármacos e produtos para a saúde, como cateteres, stents, válvulas, entre tantos outros”. O presidente eleito lembrou que “a inovação começa a trazer seus benefícios a partir do registro de patentes”.

A próxima gestão da SBC terá uma Diretoria de Ciência, Tecnologia e Inovações, sob o comando de Ludhmila Abrahão Hajjar, para avaliar novas tecnologias e análises econômicas. A nova área da entidade fará uma interligação entre a evidência científica e a qualidade da assistência, para contribuir com a sustentabilidade do sistema de saúde do Brasil. “Precisamos deixar bastante claro em nossas Diretrizes, que são documentos científicos direcionados aos especialistas, quais são as tecnologias em saúde aplicáveis no Brasil considerando as evidências científicas e custo-efetividade compatíveis com a capacidade orçamentária do Sistema Único de Saúde”, explicou Queiroga. “A SBC tem tradição na elaboração de Diretrizes e deve liderar o aprimoramento do sistema de saúde do país”, defendeu o presidente eleito.

“Estamos avançando e tirando o atraso de décadas. Para a nossa surpresa, de 160 mil patentes em atraso, nos últimos dois meses foram resolvidos os casos de 20 mil. Isso é fruto de um trabalho intenso da equipe de um plano denominado ‘Combate ao Backlog’”, informou Cláudio Furtado. Já em relação à área de fármacos e produtos para a saúde, o presidente do INPI esclareceu que o Instituto está cada vez mais aprimorando o conhecimento da área com o time de examinadores, em colaboração com a indústria e os institutos de pesquisa. “Recebemos a SBC de braços abertos para avançarmos juntos e transformarmos a face do Brasil na área de propriedade intelectual”, completou Furtado.












Voltar 

Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da SBC - Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2024 | Sociedade Brasileira de Cardiologia | tecnologia@cardiol.br
Última atualização: 26/4/2024