A A A

Notícias


Programa cardiovascular bem sucedido em Curitiba será ampliado para outras cidades


O presidente eleito da SBC, Marcelo Queiroga, convidou a secretária da Saúde de Curitiba, a enfermeira Márcia Huçulak, para coordenar uma área de atividades multiprofissionais na SBC. O convite foi feito em 25 de novembro na sede da Secretaria, em Curitiba/PR e a intenção é compartilhar pelo país algumas das experiências locais bem sucedidas.

“Vamos prestigiar a multidisciplinaridade na cardiologia do Brasil”, disse o presidente eleito. “Há cerca de um milhão de enfermeiros no país e é necessário identificar esses importantes profissionais de saúde com exemplos inspiradores. A enfermeira Márcia é uma líder respeitada e nos honra com o seu apoio nessa jornada”, completou Queiroga.

Segundo ele, para atingir os objetivos de redução de mortes por doenças cardiovasculares, é importante trabalhar a multiprofissionalidade, sobretudo na atenção primária. Segundo a secretária, o “Escute o Seu Coração” é uma das práticas que podem inspirar outros municípios do país.

O programa curitibano lançado, em parceria com a Sociedade Paranaense de Cardiologia, em 2018, criou uma linha de cuidado especial que abrange toda a rede de saúde municipal, com o objetivo de prevenir e reduzir o número de mortes por doenças do coração.

O “Escute o Seu Coração” começa na atenção primária e estimula estilos de vida saudáveis e a promoção da saúde, a prevenção de doenças cardiovasculares, a melhoria de protocolos na atenção ambulatorial básica e especializada e da assistência na urgência e emergência, garantindo que o paciente esteja no local certo, no momento correto.

“Do Paraná para escutar o coração do Brasil”, comemorou Queiroga. “O presidente da Sociedade Paranaense de Cardiologia, João Vítola, e a secretaria da Saúde, Márcia Huçulak, estão juntos conosco nesta missão de melhorar a vida dos brasileiros”, concluiu.

“O Brasil precisa avançar na redução das mortes precoces por doenças do aparelho cardiocirculatório. A proposta da SBC de promover a integração de ações e o trabalho multidisciplinar é um avanço e uma inovação que pode contribuir com esse propósito”, afirmou Márcia Huçulak.








Voltar 

Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da SBC - Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2024 | Sociedade Brasileira de Cardiologia | tecnologia@cardiol.br
Última atualização: 26/4/2024