SBC Conclui 1ª Etapa do Projeto de Mudança do Webmail
A atual Diretoria da SBC, preocupada com os desejos dos sócios e
procurando oferecer o que há de melhor em tecnologia, aprovou por
unanimidade o projeto de mudança da plataforma do webmail institucional.
Este projeto ambicioso, e que exige investimentos em programas e máquinas,
teve sua 1ª etapa concluída na última terça-feira, 10 de junho de 2008,
com a implantação de um novo equipamento anti-spam.
Atualmente, com o aumento progressivo do volume de spams e das técnicas
para burlar os filtros tradicionais, os usuários de e-mails do mundo
inteiro vêm se deparando com cada vez mais spams (e-mails indesejados)
em suas caixas de entrada e com uma maior demora no envio e recebimento
das mensagens.
Para combater esse inconveniente, a Diretoria de Tecnologia da
Informação da SBC e sua equipe realizaram uma ampla pesquisa das
ferramentas existentes no mercado contra esse tipo de prática invasiva,
e optou pela aquisição da ferramenta IronPort C150 Email Security
Appliance, desenvolvida pela IronPort Systems, uma unidade da
Cisco
Systems líder em gateways para segurança de ambientes de e-mail e Web, e
reconhecida mundialmente. A ferramenta consiste em um dispositivo que
combina a ação de hardware e software e oferece proteção
anti-spam e
anti-spyware.
Em poucos dias de funcionamento dessa ferramenta, pudemos observar uma
mudança bastante significativa; para exemplificar, os servidores da SBC
recebem uma média de 2.800.000 (2,8 milhões!) de e-mails por dia, desses
apenas 20.400 (20,4mil!) representam mensagens válidas, os outros são
spams; hoje, com a implantação do IronPort C150, 99,3% dos
spams estão
sendo bloqueados antes de entrarem nas contas de e-mail dos usuários.
Os resultados obtidos na 1ª etapa das mudanças do Webmail SBC mostraram
que foi possível reduzir o recebimento de spams, melhorando
o tráfego de dados na rede, evitando congestionamentos e com isso
aumentamos a defesa contra ameaças virtuais.
Novidades e novas modernizações estão sendo preparadas e com isso
pretendemos atender as necessidades dos sócios da SBC, fortalecendo
ainda mais a nossa sociedade, oferecendo produtos confiáveis e conteúdo
moderno para o cumprimento de nossa missão: "apoiando os cardiologistas
no aprendizado, desenvolvimento e atualização."
Para mais informações, entre em contato diretamente com o Núcleo de Suporte da SBC através do e-mail tecnologia@cardiol.br ou do telefone (21) 3478-2700, no horário comercial.
_____
Atualizado em 17.06.2008