A A A

Você Sabia?


Programas antivírus gratuitos


Assim como na medicina, devemos ter algumas priorizações. Não mais se admite microcomputadores sem programas antivírus ou com programas desatualizados.

Um computador infectado por um vírus diminui o desempenho, trava programas, deixa o Windows lento, além do risco de ter informações confidencias (cartão de crédito, contas bancárias etc.) roubadas.
 
Portanto, é recomendável que o internauta/usuário instale no computador um antivírus. De preferência aplicativos que atualizam a base de proteção contra vírus o tempo todo.

No site Info Exame, são apresentados quatro antivírus, todos com bons sistemas de proteção e gratuitos. Conheça-os abaixo:

AVG 8.5 Free: popular antivírus entre os internautas brasileiros. No mundo, tem mais de 80 milhões de usuários. Além de proteger o PC contra vírus e programas que roubam dados, o aplicativo avisa quando uma página web tem scripts que podem danificar ou infectar o computador com alguma espécie de praga virtual.

Avast Home 4.8: esse antivírus tem uma interface parecida com a de um player de áudio. Esse detalhe, contudo, não interfere em nada no sistema de busca e remoção de vírus do computador. O sistema de proteção do Avast protege o PC contra os vírus mais comuns e das pragas virtuais disseminadas por redes de downloads peer-to-peer (P2P).

Avira AntiVir Personal Edition Classic 8.2: o grande destaque do programa é a interface com abas, que a deixa bastante intuitiva. Por conta dessa característica, internautas leigos têm mais facilidade em usar os recursos do software. O Avira tem um sistema de detecção e rastreamento de vírus que é um dos mais rápidos do mercado.

BitDefender 10 Free Edition: um bom antivírus para quem joga games ou usa aplicativos que exigem bastante desempenho do computador. Ele consome pouca memória e processamento da máquina - mesmo quando varre o micro em busca de vírus. Para o internauta, isso significa menos lentidão no PC.

Existem ainda sites que fazem a varredura do computador gratuitamente, necessitando instalar alguns programas (plug-ins) como o Housecall Trendmicro. Avaliações por 30 dias de bons antivírus o NOD32 e Kaspersky.




Dr. João Manoel Rossi Neto
Diretor de Tecnologia da Informação da SBC

_____
Atualizado em 09.03.2009



Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da SBC - Todos os Direitos Reservados
© Copyright 2024 | Sociedade Brasileira de Cardiologia | tecnologia@cardiol.br
Última atualização: 19/4/2024