Página inicial
Informações ao médico de como se tornar um sócio da SBC.
Espaço dedicado ao Estatuto Social da SBC.
Conheça a nova Home Page de associados.
Espaço dedicado à criação de home pages dos sócios SBC.
Espaço dedicado à consulta de home pages dos sócios SBC.
Notícias da Área Cardiológica.
Link para o Consultório Digital.
Espaço dedicado aos 60 anos da SBC.
Informativo das Eleições da SBC.
Informações sobre a pesquisa.
Opotunidades, compra, venda, cursos e eventos
Curiosidades sobre os serviços oferecidos pela SBC.
Área Pública


Área Restrita

email@cardiol.br

Senha:


Solicitação de senha
 

 

Mulher passa mal em academia


Uma mulher foi internada nessa quarta-feira depois de passar mal quando fazia exercícios em uma academia da Zona Sul do Rio.

A jornalista Ticiana Pereira Azevedo foi transferida ontem à noite do Miguel Couto para um hospital particular em Botafogo. Ela passou mal à tarde enquanto praticava exercícios físicos, numa academia no Leblon, na Zona Sul do Rio.

No início do mês, uma mulher morreu durante uma aula de ginástica em uma academia, também no bairro do Leblon. O estado do Rio tem hoje mais de dez mil academias legalizadas. Para o presidente do Conselho Federal de Educação Física, Jorge Steinhilber, os profissionais devem estar preparados para atender os alunos em casos de emergência.

A principal preocupação de qualquer indivíduo que queira participar de exercícios físicos em academia é ver se os profissionais dessa academia são registrados no Conselho Regional de Educação Física e se a academia é efetivamente registrada no conselho, alerta Jorge Steinhilber.

Fazer exercícios é muito importante para ter uma vida saudável e para manter o corpo em forma. Mas as atividades físicas feitas sem orientação de um especialista podem representar riscos para a saúde. Por isso, antes da prática esportiva é fundamental procurar um médico.

Uma prática esportiva implica em uma demanda grande do coração, da musculatura. A pessoa tem que fazer um exame médico adequado, que pode ser um exame clínico cardiológico e teste ergométrico, aconselha Ricardo Vivacqua, da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

O especialista lembra que é importante ficar atento a sinais de cansaço durante os exercícios.

Um problema é sempre precedido por algum sinal. Se, por exemplo, a pessoa sente uma súbita perda de fôlego, cansaço inexplicável, dor de cabeça, dor no peito, essa pessoa deve procurar um exame médico, diz Ricardo Vivacqua.

A academia Proforma informou que a aluna foi atendida assim que passou mal por um professor e por outras duas médicas, que também praticavam exercícios, e logo em seguida foi levada para o hospital.

_____
Fonte: Assessoria de Imprensa da SBC
Jornalista Responsável: Luiz Roberto de Souza Queiroz

Home | Fale com o Cardiol.br | Adicionar aos favoritos Última atualização: 1/1/2026