Página inicial
Informações ao médico de como se tornar um sócio da SBC.
Espaço dedicado ao Estatuto Social da SBC.
Conheça a nova Home Page de associados.
Espaço dedicado à criação de home pages dos sócios SBC.
Espaço dedicado à consulta de home pages dos sócios SBC.
Notícias da Área Cardiológica.
Link para o Consultório Digital.
Espaço dedicado aos 60 anos da SBC.
Informativo das Eleições da SBC.
Informações sobre a pesquisa.
Opotunidades, compra, venda, cursos e eventos
Curiosidades sobre os serviços oferecidos pela SBC.
Área Pública


Área Restrita

email@cardiol.br

Senha:


Solicitação de senha
 

 


ENQUETE SOBRE RECUSA DE TRATAMENTO POR MOTIVO RELIGIOSO



Em enquete inédita, os associados da SBC poderão responder, via Internet, qual atitude adotariam se uma Testemunha de Jeová recusasse a transfusão de sangue, sem a qual pode perder a vida.

A enquete é dos Arquivos Brasileiros de Cardiologia e decorre da publicação, na edição de novembro do periódico, do manuscrito “Conduta em Paciente Testemunha de Jeová sob o Enfoque da Bioética”. Assinado por Max Grinberg e Graziela Zlotnik Chehaibar, o trabalho cita o caso, real, de uma paciente de 68 anos internada com descompensação cardíaca para troca de prótese biológica mitral.

Batizada há dois anos como Testemunha de Jeová, a paciente apresentou termo de cartório, segundo o qual recusa a utilização de qualquer hemoderivado e isenta a equipe médica de qualquer consequência nefasta pelo não recebimento do produto.

Para Fernando Bacal, editor-chefe da revista, o dilema enfrentado pelo médico da referida paciente já foi vivenciado por vários outros e, por isso, a decisão de avaliar a posição dos cardiologistas, através de uma enquete. Para isso, o artigo terá um “link” direcionando para a pesquisa, com três perguntas.

A SBC quer saber:
a) Você se recusaria a cuidar da paciente em pauta?
b) Você providenciaria o tratamento cirúrgico e, se necessário, faria a transfusão de sangue contra a vontade expressa da paciente?
c) Você providenciaria o tratamento cirúrgico e, mesmo se necessário, não faria a transfusão?

A enquete, inédita, será baseada no modelo desenvolvido pelo The New England Journal of Medicine e ficará aberta por 30 dias no Portal da SBC para que o maior número possível de cardiologistas tenha condições de opinar.

Clique aqui e responda à enquete

 
Home | Fale com o Cardiol.br | Adicionar aos favoritos Última atualização: 31/12/2025