SBC E PARCEIRAS CRIAM “BOARD” DE PROGRAMAS CONJUNTOS
A Sociedade
Brasileira de Cardiologia convocou, pela primeira vez, no dia 4
de fevereiro, uma reunião com as principais indústrias
farmacêuticas que são suas parceiras constantes para constituir
um “board” para discussão dos programas e iniciativas conjuntas.
A diretora financeira da SBC, Andréa Araújo Brandão, que
participou do encontro, ao lado de Otavio Rizzi Coelho, da
Comissão de Relações Internacionais, diz que ele foi tão
positivo, que os participantes resolveram repetir o evento, que
trouxe benefícios para ambos os lados.
“O que montamos com os representantes das indústrias que mais
apoiam a SBC foi um diálogo de duas mãos”, esclarece Andrea,
“pois nossa entidade precisa do apoio da indústria para
patrocinar seus congressos, os eventos de educação continuada,
os dias temáticos, cada vez mais importantes”, enquanto a
indústria consegue, através da parceria, divulgar os
medicamentos que fabrica e apresentá-los aos médicos que os
prescrevem.
Ainda segundo a diretora financeira, na reunião, a SBC
apresentou os eventos programados, destacou quais iniciativas
são importantes para a entidade, enquanto a indústria teve
oportunidade de explicar seus objetivos prioritários e de
apresentar os recursos para que as ações sejam eficazes. A pauta
incluiu temas como os resultados da reunião de Planejamento
Estratégico da SBC, o novo modelo de relacionamento com as
empresas parceiras, ferramentas de marketing que a SBC deve
incorporar ou explorar melhor nos seus projetos, como o
Congresso Brasileiro de Cardiologia pode se tornar mais atrativo
para as empresas, como a SBC pode realizar 500 eventos de
Educação Médica Continuada em um ano, com sucesso de público e
contando com apoio das empresas, necessidades da indústria com
relação à SBC, planejamento de longo prazo com a indústria, com
benefícios mútuos, como melhorar a comunicação com os
associados, a indústria, o governo e seus fornecedores, como
explorar melhor a marca SBC e como buscar outras fontes de
financiamento para a SBC.
Andréa exemplifica com o caso da hipertensão, pois sabidamente
preocupa a SBC o fato de que metade dos hipertensos do Brasil
que conhece sua condição não toma a medicação adequada e não
mantém a doença sob controle. “A SBC tem o maior interesse em
que essa população seja tratada e, da mesma forma, a indústria
tem interesse em divulgar os medicamentos de controle de
hipertensão que produz, o que leva às campanhas conjuntas que
terão apoio do Funcor, responsável pelos Dias Temáticos da
entidade”.
Outro ponto muito discutido foi a educação continuada, pois a
SBC pretende levar maior capacitação e informação científica
para os médicos principalmente do Interior, que tem maior
dificuldade em comparecer aos congressos. “A indústria oferece,
nesse aspecto, seu conhecimento logístico, suas ações de
marketing, a expertise que tem em divulgar informação médica
mesmo em regiões distantes”, diz Andrea, e mais uma vez é
possível uma aliança positiva que otimizará esse trabalho.
Para a diretora financeira, a reunião propiciou uma aproximação
entre a SBC e a indústria, permitindo também uma discussão
franca dos projetos e o surgimento de novas idéias. Ela destaca,
entre outras, a proposta do emprego da tecnologia eletrônica e
da Internet para a educação continuada, um projeto extremamente
interessante. A reunião permitiu que, em vez do contato
tradicional entre as entidades, com a SBC apresentando um
projeto e solicitando patrocínio, os projetos sejam discutidos
antes de sua implementação e desenvolvidos levando em conta os
objetivos maiores dos cardiologistas e também da indústria.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Jornalista Responsável: Luiz Roberto Queiroz |