MINISTRO LANÇA CAMPANHA CONTRA HIPERTENSÃO E ELOGIA AÇÃO DA SBC
O ministro
José Gomes Temporão, da Saúde, lançou ontem (dia 26), a Campanha
Nacional contra a Hipertensão, em solenidade durante a qual
apresentou o material de campanha, folhetos, material que irá
para as televisões, cartazes, folders para a população, material
gráfico, jingle para rádio, todos eles com os logotipos das
Sociedades Brasileira de Cardiologia, de Hipertensão e de
Nefrologia.
Em seu pronunciamento, Temporão ressaltou a importante parceria
entre o Ministério e as sociedades de especialistas, vital para
se combater a doença que mais colabora para as altas taxas de
mortalidade por doenças cardiovasculares no Brasil. Citou também
dados que comprovam maior conscientização da população para o
problema, fruto das campanhas como da SBC, lembrando que em
2006, 21,5% dos brasileiros reconheciam sua situação de
hipertensos, índice que subiu sensivelmente, para 24,4% no ano
passado, com destaque para o Rio de Janeiro e São Paulo, onde é
maior o índice de pessoas que se declaram hipertensas.
Acompanhado pela diretora-financeira da SBC, Andréa Brandão,
pelo presidente do Departamento de Hipertensão, Marcus Vinicius
Bolívar Malachias, pelo coordenador de ações sociais e para
redução do consumo de sal, Carlos Alberto Machado, pela
representante da Sociedade Brasileira de Hipertensão, Frida
Plavnik e pela representante da Sociedade Brasileira de
Nefrologia, Cibele Saad, o ministro deixou bem claro que sua
Pasta encampou o projeto criado inicialmente na SBC e
desenvolvido com grande cuidado para alertar a população para o
grave problema de Saúde Pública que é a hipertensão arterial.
“Saímos do Ministério de alma lavada”, desabafou Andréa Brandão,
pois a maior autoridade brasileira da Saúde não só aliou-se à
SBC, mas em vez de decidir por conta própria como fazer a
campanha, ouviu as entidades médicas, trabalhou junto com elas e
assumiu, também com elas, a gravidade do problema que,
estima-se, afeta 33 milhões de brasileiros, diz Andréa, que
lembra ainda que 80% dos AVC e 50% das doenças coronarianas têm
a hipertensão associada.
A campanha chama a atenção para medidas simples que contribuem
para a redução da pressão arterial, diz o presidente do
Departamento de Hipertensão da SBC, tais como a redução do
consumo excessivo de sal, fazer atividade física, reduzir o
estresse, ter uma alimentação rica em frutas e verduras e
controlar o peso, entre elas. Essa mensagem a SBC e as
sociedades congêneres estão levando a 50 cidades brasileiras no
dia 26 de abril, Dia Nacional de Combate à Hipertensão, onde
foram montados postos para medir a pressão arterial, dentro da
campanha Eu sou 12 por 8, desenvolvida pelo Departamento de
Hipertensão Arterial da SBC. O material informativo, também
distribuído em todas essas cidades, alerta para a necessidade de
medir a pressão regularmente, lembrando que a hipertensão é
doença silenciosa e que não se pode esperar os primeiros
sintomas para tratá-la. Ressalta-se que o material produzido
pelo Ministério da Saúde reproduz a narrativa e imagens da
campanha da SBC, incluindo a marca “Eu sou 12 por 8”.
Clique aqui e entre no site da campanha “Eu sou 12 por 8”.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Jornalista Responsável: Luiz Roberto Queiroz |