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MINISTRO LANÇA CAMPANHA CONTRA HIPERTENSÃO E ELOGIA AÇÃO DA SBC
 

O ministro José Gomes Temporão, da Saúde, lançou ontem (dia 26), a Campanha Nacional contra a Hipertensão, em solenidade durante a qual apresentou o material de campanha, folhetos, material que irá para as televisões, cartazes, folders para a população, material gráfico, jingle para rádio, todos eles com os logotipos das Sociedades Brasileira de Cardiologia, de Hipertensão e de Nefrologia.

Em seu pronunciamento, Temporão ressaltou a importante parceria entre o Ministério e as sociedades de especialistas, vital para se combater a doença que mais colabora para as altas taxas de mortalidade por doenças cardiovasculares no Brasil. Citou também dados que comprovam maior conscientização da população para o problema, fruto das campanhas como da SBC, lembrando que em 2006, 21,5% dos brasileiros reconheciam sua situação de hipertensos, índice que subiu sensivelmente, para 24,4% no ano passado, com destaque para o Rio de Janeiro e São Paulo, onde é maior o índice de pessoas que se declaram hipertensas.

Acompanhado pela diretora-financeira da SBC, Andréa Brandão, pelo presidente do Departamento de Hipertensão, Marcus Vinicius Bolívar Malachias, pelo coordenador de ações sociais e para redução do consumo de sal, Carlos Alberto Machado, pela representante da Sociedade Brasileira de Hipertensão, Frida Plavnik e pela representante da Sociedade Brasileira de Nefrologia, Cibele Saad, o ministro deixou bem claro que sua Pasta encampou o projeto criado inicialmente na SBC e desenvolvido com grande cuidado para alertar a população para o grave problema de Saúde Pública que é a hipertensão arterial.

“Saímos do Ministério de alma lavada”, desabafou Andréa Brandão, pois a maior autoridade brasileira da Saúde não só aliou-se à SBC, mas em vez de decidir por conta própria como fazer a campanha, ouviu as entidades médicas, trabalhou junto com elas e assumiu, também com elas, a gravidade do problema que, estima-se, afeta 33 milhões de brasileiros, diz Andréa, que lembra ainda que 80% dos AVC e 50% das doenças coronarianas têm a hipertensão associada.

A campanha chama a atenção para medidas simples que contribuem para a redução da pressão arterial, diz o presidente do Departamento de Hipertensão da SBC, tais como a redução do consumo excessivo de sal, fazer atividade física, reduzir o estresse, ter uma alimentação rica em frutas e verduras e controlar o peso, entre elas. Essa mensagem a SBC e as sociedades congêneres estão levando a 50 cidades brasileiras no dia 26 de abril, Dia Nacional de Combate à Hipertensão, onde foram montados postos para medir a pressão arterial, dentro da campanha Eu sou 12 por 8, desenvolvida pelo Departamento de Hipertensão Arterial da SBC. O material informativo, também distribuído em todas essas cidades, alerta para a necessidade de medir a pressão regularmente, lembrando que a hipertensão é doença silenciosa e que não se pode esperar os primeiros sintomas para tratá-la. Ressalta-se que o material produzido pelo Ministério da Saúde reproduz a narrativa e imagens da campanha da SBC, incluindo a marca “Eu sou 12 por 8”.

Clique aqui e entre no site da campanha “Eu sou 12 por 8”.


Fonte: Assessoria de Imprensa
Jornalista Responsável: Luiz Roberto Queiroz

Home | Fale com o Cardiol.br | Adicionar aos favoritos Última atualização: 5/5/2024