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Produtos com “Selo de Aprovação da SBC”
terão exposição aumentada
 

Em todos os Dias Temáticos, de combate à Hipertensão, do controle do Colesterol, dia sem Tabaco e Dia Mundial do Coração, entre eles, e também nos Congressos da entidade, todos os produtos detentores do “Selo de Aprovação da SBC” serão expostos obrigatoriamente, para aumentar o conhecimento dos mesmos tanto pelos cardiologistas associados, como pelo público leigo. Essa foi uma das decisões tomadas durante a primeira reunião do novo “Comitê do Selo de Aprovação SBC”, realizada nesta quarta-feira, dia 27 de janeiro, na sede paulista da entidade.

A reunião, presidida pelo coordenador do “Selo de Aprovação”, Daniel Magnoni, teve a presença do diretor do Funcor, Dikran Armaganijan e dos integrantes do Comitê que é integrado, além do coordenador, pelas nutricionistas Silvia Ramos, coordenadora de nutrição e lipides do Dpto. de Cardiologia da UNIFESP, Tanise Amon, do Instituto de Metabolismo e Nutrição, Cristiane Kovacs, coordenadora geral de nutrição do ambulatório de Nutrição da seção de Nutrição Clínica do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia e Rosana Perim Costa, do Hospital do Coração . Participaram também as nutricionistas Ana Maria Pita Lottenberg, do laboratório de lipides da FM-USP e Anita Sachs, da Unifesp às quais se somarão, nos próximos dias, outras nutricionistas da SBC.

O coordenador Daniel Magnoni disse que pretende aumentar a exposição dos produtos com o Selo da SBC, para que os 12 mil cardiologistas associados passem a indicar a seus clientes o consumo preferencial dos produtos selados, pois eles oferecem a garantia da Sociedade Brasileira de Cardiologia de serem, conforme o caso, ricos em fibras, com baixo de teor de gordura saturada, com baixo teor de sal, pouco colesterol, isentos de açúcar de baixo valor calórico, dentre várias outras possibilidades.

O presidente do Funcor, Dikran Armaganijan, explicou por sua vez que há 12 categorias do “Selo de Aprovação da SBC”, e que para pacientes com dislipidemia, por exemplo, os produtos com Selo indicando “baixo colesterol” e “rico em fibras” ou “opção saudável” podem ser recomendados, enquanto para aqueles com níveis elevados de pressão arterial, são recomendados os produtos com Selo indicando “baixo nível de sódio”, “fonte de fibras” e “rico em fibras”. Num terceiro exemplo, disse que os cardiologistas podem e devem indicar os produtos com Selo de “menor valor calórico”, de “dispensa o uso de gordura” e “não contém açúcar”, para pacientes obesos.

O “Selo de Aprovação SBC”, no formato de um coração vermelho, é concedido a mais de uma centena de produtos de 26 fabricantes. Para que um produto possa exibi-lo no rótulo da embalagem, é preciso que seja feita uma análise por laboratório indicado pela SBC, depois do que os resultados são analisados e discutidos no “Comitê”, que é extremamente rígido, insiste Dikran, tanto que percentagem significativa dos produtos para os quais o “Selo de Aprovação da SBC” é solicitado, são reprovados no primeiro teste, mas o “Comitê” especifica o motivo da reprovação e indica ao fabricante que modificações fazer na fórmula, para que o produto se adéque aos parâmetros da entidade.


Fonte: Assessoria de Imprensa
Jornalista Responsável: Luiz Roberto Queiroz

Home | Fale com o Cardiol.br | Adicionar aos favoritos Última atualização: 29/11/2024