Produtos com “Selo de Aprovação da SBC”
terão exposição aumentada
Em todos os
Dias Temáticos, de combate à Hipertensão, do controle do
Colesterol, dia sem Tabaco e Dia Mundial do Coração, entre eles,
e também nos Congressos da entidade, todos os produtos
detentores do “Selo de Aprovação da SBC” serão expostos
obrigatoriamente, para aumentar o conhecimento dos mesmos tanto
pelos cardiologistas associados, como pelo público leigo. Essa
foi uma das decisões tomadas durante a primeira reunião do novo
“Comitê do Selo de Aprovação SBC”, realizada nesta quarta-feira,
dia 27 de janeiro, na sede paulista da entidade.
A reunião, presidida pelo coordenador do “Selo de Aprovação”,
Daniel Magnoni, teve a presença do diretor do Funcor, Dikran
Armaganijan e dos integrantes do Comitê que é integrado, além do
coordenador, pelas nutricionistas Silvia Ramos, coordenadora de
nutrição e lipides do Dpto. de Cardiologia da UNIFESP, Tanise
Amon, do Instituto de Metabolismo e Nutrição, Cristiane Kovacs,
coordenadora geral de nutrição do ambulatório de Nutrição da
seção de Nutrição Clínica do Instituto Dante Pazzanese de
Cardiologia e Rosana Perim Costa, do Hospital do Coração .
Participaram também as nutricionistas Ana Maria Pita Lottenberg,
do laboratório de lipides da FM-USP e Anita Sachs, da Unifesp às
quais se somarão, nos próximos dias, outras nutricionistas da
SBC.
O coordenador Daniel Magnoni disse que pretende aumentar a
exposição dos produtos com o Selo da SBC, para que os 12 mil
cardiologistas associados passem a indicar a seus clientes o
consumo preferencial dos produtos selados, pois eles oferecem a
garantia da Sociedade Brasileira de Cardiologia de serem,
conforme o caso, ricos em fibras, com baixo de teor de gordura
saturada, com baixo teor de sal, pouco colesterol, isentos de
açúcar de baixo valor calórico, dentre várias outras
possibilidades.
O presidente do Funcor, Dikran Armaganijan, explicou por sua vez
que há 12 categorias do “Selo de Aprovação da SBC”, e que para
pacientes com dislipidemia, por exemplo, os produtos com Selo
indicando “baixo colesterol” e “rico em fibras” ou “opção
saudável” podem ser recomendados, enquanto para aqueles com
níveis elevados de pressão arterial, são recomendados os
produtos com Selo indicando “baixo nível de sódio”, “fonte de
fibras” e “rico em fibras”. Num terceiro exemplo, disse que os
cardiologistas podem e devem indicar os produtos com Selo de
“menor valor calórico”, de “dispensa o uso de gordura” e “não
contém açúcar”, para pacientes obesos.
O “Selo de Aprovação SBC”, no formato de um coração vermelho, é
concedido a mais de uma centena de produtos de 26 fabricantes.
Para que um produto possa exibi-lo no rótulo da embalagem, é
preciso que seja feita uma análise por laboratório indicado pela
SBC, depois do que os resultados são analisados e discutidos no
“Comitê”, que é extremamente rígido, insiste Dikran, tanto que
percentagem significativa dos produtos para os quais o “Selo de
Aprovação da SBC” é solicitado, são reprovados no primeiro
teste, mas o “Comitê” especifica o motivo da reprovação e indica
ao fabricante que modificações fazer na fórmula, para que o
produto se adéque aos parâmetros da entidade.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Jornalista Responsável: Luiz Roberto Queiroz |