Página inicial
Informações ao médico de como se tornar um sócio da SBC.
Espaço dedicado ao Estatuto Social da SBC.
Conheça a nova Home Page de associados.
Espaço dedicado à criação de home pages dos sócios SBC.
Espaço dedicado à consulta de home pages dos sócios SBC.
Notícias da Área Cardiológica.
Link para o Consultório Digital.
Espaço dedicado aos 60 anos da SBC.
Informativo das Eleições da SBC.
Informações sobre a pesquisa.
Opotunidades, compra, venda, cursos e eventos
Curiosidades sobre os serviços oferecidos pela SBC.
Área Pública


Área Restrita

email@cardiol.br

Senha:


Solicitação de senha
 

 


Inclusão da angiotomografia das artérias coronárias
na relação da ANS é vitoria da SBC


A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou ontem (dia 2) uma nova relação com mais 60 procedimentos a serem obrigatoriamente cobertos pelos planos de saúde, entre os quais está contemplada a angiotomografia coronária conforme as situações previstas nas diretrizes da SBC. Este é um exame extremamente útil, mas sua aplicabilidade é limitada em parte pelo custo elevado. Esta vitória da cardiologia brasileira foi possível devido à atuação da diretoria da sociedade que apoiou totalmente as iniciativas do Departamento de Imagem Cardiovascular (DIC) e do Grupo de Estudos de Ressonância e Tomografia Cardíacas (GERT) que muito se empenharam na realização de programas de educação continuada e participaram ativamente em reuniões da Associação Médica Brasileira (AMB), da própria ANS e junto a outros órgãos do governo federal.

A nova lista de coberturas obrigatórias entra em vigor em 1º de janeiro de 2012. A lista é atualizada a cada dois anos e é fruto de consulta pública em que foram feitas 6.522 contribuições, das quais 69% dos próprios usuários dos planos de saúde. Da consulta resultou a aprovação de 50 procedimentos, aos quais a própria ANS acrescentou outros dez.

A tomografia da coronária é um exame útil na prática cardiológica, pois possibilita a realização do escore de cálcio, que é um marcador de risco cardiovascular, além da angiotomografia das artérias coronárias, o que por sua vez torna possível excluir o diagnóstico de doença arterial coronária com acurácia acima de 93%. Assim, ela pode ser utilizada para avaliar pacientes com exames não invasivos com resultados conflitantes e até para dispensar a realização de cateterismo em casos selecionados.

A angiotomografia tem sido utilizada de modo crescente na prática cardiológica para esclarecer casos de dor torácica atípica com redução do tempo e dos custos de investigação. Da mesma forma, inúmeros casos nos quais há exames não invasivos que não elucidam totalmente o caso do paciente, a angiotomografia pode fazer a avaliação dispensando muitas vezes a internação hospitalar e até mesmo a realização do cateterismo.


Fonte: Assessoria de Imprensa
Jornalista Responsável: Luiz Roberto Queiroz

Home | Fale com o Cardiol.br | Adicionar aos favoritos Última atualização: 19/5/2025