Página inicial
Informações ao médico de como se tornar um sócio da SBC.
Espaço dedicado ao Estatuto Social da SBC.
Conheça a nova Home Page de associados.
Espaço dedicado à criação de home pages dos sócios SBC.
Espaço dedicado à consulta de home pages dos sócios SBC.
Notícias da Área Cardiológica.
Link para o Consultório Digital.
Espaço dedicado aos 60 anos da SBC.
Informativo das Eleições da SBC.
Informações sobre a pesquisa.
Opotunidades, compra, venda, cursos e eventos
Curiosidades sobre os serviços oferecidos pela SBC.
Área Pública


Área Restrita

email@cardiol.br

Senha:


Solicitação de senha
 

 


Brasil ganha medalha de ouro da campanha do Dia Mundial do AVC


A campanha brasileira levou a medalha de ouro no concurso mundial promovido pela 'World Stroke Organization', da qual participaram 40 países. O prêmio será entregue durante o Congresso Mundial de Acidente Vascular Cerebral (AVC), em outubro, em Brasília. A diretoria da Sociedade Brasileira de Cardiologia, recebeu um agradecimento especial encaminhado por Sheila Cristina Ouriques Martins, da 'Rede Brasil AVC', na qual que destaca o apoio recebido da SBC, importante para o desenvolvimento da campanha, que foi realizada em 51 cidades de 22 Estados brasileiros. "Uma, em cada seis pessoas no mundo, terá um AVC ao longo de sua vida - esta pessoa pode ser você".

Este foi o tema da WSO e, no Brasil, a campanha foi organizada em conjunto pela Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares, pela Academia Brasileira de Neurologia, pela Rede Brasil AVC e pela Associação Brasil AVC, com apoio da SBC, da Sociedade Brasileira de Arritmia Cardíaca, da AMB e da Rede Brasileira de Cooperação de Emergência. A campanha brasileira foi escolhida pela parceria feita com o Ministério da Saúde e com diversos clubes de futebol entre os quais o Corinthians, Fluminense, Vasco, Grêmio, Inter, Avaí, Figueirense e Sport Recife, que propiciou ações nos jogos do campeonato brasileiro de futebol com a entrada em campo dos jogadores com as camisetas da campanha.

O trabalho incluiu ainda um minuto de silêncio pelas cem mil vidas que se perdem no Brasil a cada ano devido ao AVC e a distribuição de panfletos. As campanhas da SBC foram aproveitadas no contexto, entre as quais a 'Eu sou 12x8' e as mensagens levadas à população mostravam que a cada seis segundos alguém morre em decorrência de um acidente vascular cerebral. A população alcançada pela campanha foi lembrada, através de mensagens, que por trás dos números das vítimas de Acidente Vascular Cerebral, há irmãos, esposas, maridos, filhas, parceiros, mães, pais e amigos que eram amados e cuja morte ou o convívio com seqüelas é sempre muito sentida.

A campanha mostrou também as medidas que podem ser adotadas para evitar essa epidemia de AVC e como a medicina desenvolveu armas que permitem aos sobreviventes a recuperação até total e a manutenção de uma qualidade de vida adequada, desde que adotados cuidados emergenciais no atendimento do paciente com AVC agudo e o suporte adequado a longo prazo. As recomendações para evitar o AVC são praticamente as mesmas que a SBC adota para evitar os fatores de risco, ensinou a campanha: controlar a pressão arterial, evitar o diabetes e o colesterol alto, exercitar-se regularmente, evitar a obesidade, limitar o consumo de álcool, restringir o consumo de sal, vencer o tabagismo e verificar a regularidade dos batimentos cardíacos palpando periodicamente o pulso.


Fonte: Sociedade Brasileira de Cardiologia
Jornalista Responsável: Luiz Roberto Queiroz

Home | Fale com o Cardiol.br | Adicionar aos favoritos Última atualização: 29/11/2024