Página inicial
Informações ao médico de como se tornar um sócio da SBC.
Espaço dedicado ao Estatuto Social da SBC.
Conheça a nova Home Page de associados.
Espaço dedicado à criação de home pages dos sócios SBC.
Espaço dedicado à consulta de home pages dos sócios SBC.
Notícias da Área Cardiológica.
Link para o Consultório Digital.
Espaço dedicado aos 60 anos da SBC.
Informativo das Eleições da SBC.
Informações sobre a pesquisa.
Opotunidades, compra, venda, cursos e eventos
Curiosidades sobre os serviços oferecidos pela SBC.
Área Pública


Área Restrita

email@cardiol.br

Senha:


Solicitação de senha
 

 


LIVRO OFICIAL DA DUKE’ SOBRE PESQUISA CLÍNICA É OBRA DO BRASILEIRO RENATO D. LOPES

O cardiologista brasileiro radicado nos EUA propôs a obra, selecionou os autores e editou o livro, juntamente com Robert A.Harrington

Acaba de ser lançado nos Estados Unidos e para setembro está marcada uma tarde de autógrafos no Congresso do Rio de Janeiro, da obra Understanding Clinical Research, livro que dita os princípios básicos da pesquisa clínica para estudantes, residentes, fellows, médicos e não médicos e que é um verdadeiro ‘vade mecum’ da pesquisa clínica de ponta.

A importância da obra decorre do fato de ser um livro oficial do Duke Clinicial Research Institute, a maior instituição de pesquisa clínica do mundo, com mais de 1.300 funcionários e por preencher uma lacuna, já que inexistia um livro completo que orientasse os especialistas que optam por esse tipo de pesquisa.

“Para o Brasil, entretanto, a obra tem muito mais importância”, explica o presidente da SBC, Jadelson Andrade, pois ela foi imaginada, desenvolvida e editada por um cardiologista brasileiro, o paulista Renato D. Lopes,  professor da Escola Paulista de Medicina – Unifesp – o qual, radicado nos Estados Unidos, é desde 2009 professor adjunto da Divisão de Cardiologia da Duke University, sendo um exemplo da capacidade dos cardiologistas brasileiros, hoje reconhecida internacionalmente.

O editor do livro Renato D. Lopes, concluiu seu treinamento clínico e doutorado na Unifesp-EPM e foi à Carolina do Norte fazer um pós-doutorado, mas aproveitou a mesma oportunidade para cursar uma nova pós-graduação, obtendo o título de Masters of Health Science (MHS) in Clinical Research e também realizando um fellowship em Cardiologia. Após todo esse esforço, dedicação e estudos completados com sucesso, foi convidado a permanecer na instituição, na condição de professor-adjunto da Divisão de cardiologia do Departamento de Medicina.

Renato conta que sentiu a necessidade da obra que agora vem à luz a coisa de cinco anos, pois era patente a carência de uma obra de orientação e que englobasse não só os princípios, mas a própria cultura do Duke Clinical Research Institute.

O médico brasileiro levou sua preocupação ao então diretor da instituição, Robert R. Harrington, que apostou na ideia, se associou a ela e garantiu o suporte da organização, mas só depois que terminou seu fellowship é que Renato Lopes teve disponibilidade para iniciar a seleção e escolha dos vários autores, contatá-los, detalhar o projeto, os temas e editar o livro, missão que em torno de três anos para ser integralmente cumprida.

PREPARO DA SEGUNDA EDIÇÃO

O livro teve aceitação tão grande, conta o cardiologista, que já está sendo preparada uma segunda edição com atualização e expansão dos temas e capítulos da primeira, que englobam aspectos relevantes na área de pesquisa clínica, como se percebe pelos títulos: ‘A brief history of clinical trials, drug regulations and The Food and Drug Administration; Information Technology, Access, ClinicalTrials.gov; The role of academic research organizations in clinical research; ethics of clinicial research: an overview and emerging issues; Introduction to clinical experimentation, Phase I trials: first in human; Phase II Clinical Trials; Phase III and IV Clinical trials; Challenges of clinical trials in pediatrics, entre outros.

Renato Lopes, que é professor afiliado do Departamento de Medicina da Escola Paulista de Medicina e diretor-executivo do Brazilian Clinicial Research Institute vai participar do Congresso Brasileiro de Cardiologia, durante o qual a Pfizer promoverá o lançamento nacional da obra e a tarde de autógrafos. Ambos os editores, drs. Lopes e Harrigton, abriram mão do direito autoral da obra, que reverte para o programa de fellowship da Duke.


Fonte: Assessoria de Imprensa da SBC

Home | Fale com o Cardiol.br | Adicionar aos favoritos Última atualização: 28/11/2024