Logo após a posse, Diretoria montou
reunião de planejamento estratégico
Diretoria ampliada, incluindo
presidentes de Departamentos, Grupos de Estudos, Regionais e
Estaduais debateram propostas para a nova gestão
O presidente Angelo de Paola reuniu no próprio dia da posse os
diretores, membros de comitês e coordenadorias, presidentes de
Departamentos, presidentes das sociedades Estaduais e Regionais,
e o staff da SBC, num total de quase 150 pessoas, para o
encontro de planejamento estratégico que durou dois dias e
ocupou várias salas do centro de convenções do WTC, em São
Paulo.
“Fizemos questão da presença de todos pelo respeito ao sistema
de representação que é bem amplo e eficiente na SBC”, disse ele,
e com todos os setores contemplados foi produtiva a apresentação
de propostas, a discussão de projetos e a decisão das linhas
mestras da nova gestão.
De Paola explica que a prioridade de sua gestão é diminuir as
desigualdades regionais e a integração das Regionais e Estaduais
e os Departamentos da SBC, mas o detalhamento do trabalho foi
definido no WTC, onde nenhum tema foi esquecido, durante a
verdadeira “passagem de plantão”, como alguns médicos definiram
o encontro.
A reunião começou logo depois da solenidade de posse, com a
apresentação de cada uma das 11 Diretorias. Cada diretor teve
dez minutos para falar sobre a situação de sua área, à luz das
informações que recebeu do antecessor ao longo de dois meses de
integração entre as gestões. Na sequência, houve uma reunião
plenária, com todos os presentes.
Todos os temas no segundo dia
“Não houve temas esquecidos”, explica o vice-presidente da nova
gestão, Sergio Tavares Montenegro, que foi o relator dos
trabalhos. Ele conta que, entre muitos outros assuntos, foram
discutidas a comunicação entre as Estaduais e Regionais, a
coordenação de campanhas para a população, os congressos
Estaduais e Regionais, a parceria entre as Estaduais para os
Congressos, o tema dos pré-congressos e um assunto importante, a
necessidade de unificar a linguagem nas publicações da SBC.
Foi levantada a necessidade de renovar os palestrantes,
incluindo novos valores, a campanha para atrair novos sócios, a
comunicação com o leigo e a relação da Diretoria com os
Departamentos. E ainda, a coordenação de ações, os delegados, a
ajuda da SBC aos congressos estaduais, a atuação política, tema
extremamente importante no momento atual. E também, as ações
conjuntas com a AMB e o CFM e como melhorar o nível dos
candidatos para o exame de titulação. “Esses são apenas alguns
dos temas levantados”, diz Sergio Montenegro.
Grupos de trabalho
Para a discussão dos temas, os presentes foram distribuídos em
cinco grupos de trabalho. De Paola enumera os grupos,
Científico, Relações Departamentais, Grupo de Novos Projetos,
Promoção de Saúde Cardiovascular e Integração de Regionais e diz
que dessa forma foi conseguida muita objetividade e agilidade na
discussão.
Nesse dia seguinte, 20 de dezembro, os grupos ultimaram suas
discussões e as propostas melhoradas, algumas detalhadas e
aprovadas foram apresentadas, sendo definidas, ao final, as
linhas básicas da nova gestão. "O trabalho conjunto permitiu um
resultado extremamente democrático", explica Fábio Sândoli, que
participou do encontro, “uma vez que as demandas e
reivindicações de cada um dos amplos setores dessa imensa
sociedade com 14 mil sócios foram levantadas, analisadas,
discutidas e, finalmente, houve a aprovação por parte de um
grupo muito representativo de toda a SBC”. Para ele, é um início
auspicioso que o deixa, assim como a todos os participantes do
evento, bastante otimista com a nova gestão que se inicia.
Fonte: Assessoria de
Imprensa da SBC
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