Página inicial
Informações ao médico de como se tornar um sócio da SBC.
Espaço dedicado ao Estatuto Social da SBC.
Conheça a nova Home Page de associados.
Espaço dedicado à criação de home pages dos sócios SBC.
Espaço dedicado à consulta de home pages dos sócios SBC.
Notícias da Área Cardiológica.
Link para o Consultório Digital.
Espaço dedicado aos 60 anos da SBC.
Informativo das Eleições da SBC.
Informações sobre a pesquisa.
Opotunidades, compra, venda, cursos e eventos
Curiosidades sobre os serviços oferecidos pela SBC.
Área Pública


Área Restrita

email@cardiol.br

Senha:


Solicitação de senha
 

 

CARDIOLOGISTAS DE TODO O BRASIL CONSTERNADOS PELA MORTE DE EDSON SAAD

O falecimento, no dia 3 de junho, do professor Edson A. Saad, sensibilizou os cardiologistas do Brasil inteiro, muitos dos quais se iniciaram na profissão através dos seus ensinamentos. A SBC convida a todos para a missa de sétimo dia, que será celebrada nesta sexta-feira, 10 de junho, às 18 horas, na igreja de São José, à avenida Borges de Medeiros, 2.735, na lagoa Rodrigo de Freitas.

Saad, que nasceu em Igarapava, no Estado de São Paulo, prestou inestimáveis serviços à SBC, principalmente no setor da Educação Continuada, e seus artigos sobre hipertensão arterial e aterosclerose, sempre muito didáticos, ajudaram o desenvolvimento de centenas de cardiologistas.

Professor de duas Universidades, a Federal do Rio de Janeiro e a UFF, de Niterói, Edson Saad era membro da Academia Nacional de Medicina.

Casado com d. Mônica Benchimol Saad há quase 43 anos, deixa três filhos, um dos quais, Eduardo, seguiu os passos do pai e tornou-se cardiologista, especializando-se em arritmias. Edson Saad deixa também oito netos.

Para o presidente da SBC, Antonio Felipe Simão, a morte de Edson Saad “deixa a Cardiologia enlutada”, mas ele tem certeza de que o muito que Saad plantou ao longo de sua profícua vida profissional vai continuar frutificando através dos seus ex-alunos, muitos dos quais se tornaram cardiologistas do mais alto nível.

Também o Michel Bathouni fala com saudades do professor Edson Saad, lembrando sua imensa cultura geral, seu humanismo e a excelência do seu trabalho. “Saad freqüentemente fazia diagnósticos sem sequer precisar de exames complementares”, lembra ele, que destaca ainda ter sido o cardiologista um verdadeiro acadêmico da Medicina, porque conseguiu todos os títulos possíveis.

José Geraldo de Castro Amino, por sua vez, lembra que conheceu o prof. Saad há uns 15 anos, quando visitou o Departamento de Hemodinâmica do antigo Hospital de Cardiologia Laranjeiras e, na época, o que mais o impressionou foi a forma gentil, “e porque não dizer humilde, pela qual solicitava para um de seus discípulos ou residentes autorização para usar nossos então sofisticados equipamentos, para realizar um estudo ou tese sobre função ventricular”. A partir de então, através dos tempos, “aprendi a admirá-lo cada vez mais, e nos tornamos amigos; recentemente, deu-me a honra de dividir com ele um dos capítulos do programa de Educação Continuada da SBC, sobre doença coronária”. Outro aspecto destacado por José Geraldo é o da fidalguia, da simplicidade e educação no trato com os colegas, durante as visitas a seus pacientes privados nos hospitais, desde o mais simples plantonista, até os diretores. “O exemplo de Edson Saad vai deixar saudade”.

Já Iran Castro destaca a função de formador de novos médicos, de Edson Saad, ao lado de sua dedicação, gentileza e carinho com que tratava todos os pacientes, insistindo sempre que o paciente merece um atendimento que lhe dê total segurança e que sinta efetivamente que está sendo tratado como indivíduo, como pessoa, e que tem toda a compreensão do médico que o atende.
 

Home | Fale com o Cardiol.br | Adicionar aos favoritos Última atualização: 29/3/2024