Página inicial
Informações ao médico de como se tornar um sócio da SBC.
Espaço dedicado ao Estatuto Social da SBC.
Conheça a nova Home Page de associados.
Espaço dedicado à criação de home pages dos sócios SBC.
Espaço dedicado à consulta de home pages dos sócios SBC.
Notícias da Área Cardiológica.
Link para o Consultório Digital.
Espaço dedicado aos 60 anos da SBC.
Informativo das Eleições da SBC.
Informações sobre a pesquisa.
Opotunidades, compra, venda, cursos e eventos
Curiosidades sobre os serviços oferecidos pela SBC.
Área Pública


Área Restrita

email@cardiol.br

Senha:


Solicitação de senha
 

 

Paulo Schlesinger

Faleceu em abril de 2004, na cidade do Rio de Janeiro o Professor Paulo Schlesinger, norte americano de nascimento, porém brasileiro de coração. Formou-se em Medicina no Rio de Janeiro, especializou-se na América do Norte, foi professor das Universidades Federal (UFRJ) e Estadual (UERJ) do Rio de Janeiro, foi formador de grande número de cardiologistas entre 1950-1990, tendo se retirado da prática médica e docente quando completou 70anos. O Professor Schlesinger era um poliglota, falava, escrevia e liam mais de sete idiomas, era profundo conhecedor de música, pintura, escultura e literatura, estando presente nos maiores acontecimentos artísticos, que se realizavam no estado do Rio de Janeiro e no país, além de anualmente realizar viagens de estudo e recreação ao exterior. Esteve presente por vários decênios na vida científica da cardiologia no estado, país e exterior. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia (1977-1978) tendo em sua gestão sido adquirida à sede da Avenida Paula Souza nº 364, no Maracanã – Rio de Janeiro,  que deu grande impulso a  nossa sociedade. O Prof. Schlesinger publicou mais de 150 trabalhos científicos, vários capítulos de livros, inclusive no exterior, sendo a maioria com o Professor Aarão Benchimol, de quem foi grande amigo e colaborador, com quem também publicou a Enciclopédia Médica Brasileira – Tomo de Cardiologia em 1978 e 1980. Foi o Chefe de Clínica do Serviço de Cardiologia do Hospital Universitário Pedro Ernesto por longo período. O Professor Schlesinger foi um dos grandes difusores da eletrocardiografia no nosso meio, tendo sido responsável por memoráveis cursos ministrados na 5ª Enfermaria da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro no Serviço do Prof. Magalhães Gomes. Os colegas mais antigos sempre recordam que o Professor Paulo dizia em suas aulas, que muitas vezes após realizar o exame eletrocardiográfico nos seu pacientes, tinha que revelar o filme do exame em laboratório fotográfico e quando dispunha de seu traçado para o diagnóstico, ao retornar ao paciente esse às vezes já tinha falecido. Outro fato referido ao professor Paulo, diz que foi ele quem primeiro orientou o tratamento de um pacientes com endocardite infecciosa, utilizando penicilina no Rio de Janeiro.  O Prof. Schlesinger fez parte em 1965 a 1ª Comissão Julgadora do Título de Especialista em Cardiologia, após convênio estabelecido entre a Associação Médica Brasileira e a Sociedade Brasileira de Cardiologia.

Fui seu aluno durante a graduação médica, posteriormente fui seu Residente e seu aluno de pós-graduação,  ele esteve presente na banca examinadora de minha primeira tese em 1977, posteriormente me tornei seu colega na Disciplina de Cardiologia da Faculdade de Ciências Médicas da UERJ  e finalmente seu Chefe, em ocasião próxima a sua aposentadoria.

 Era dono de personalidade muito forte e exigente, porém como todo intelectual muito humano. Amava muito o nosso país, foi um vencedor em todas as suas etapas da vida, como um grande joalheiro soube lapidar várias gemas brutas e transforma-las em grandes expressões acadêmicas, entre seus pacientes fez grandes amigos e nos que partilharam sua convivência eternos admiradores.

 

Francisco Manes Albanesi Filho
Professor Titular Cardiologia
Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Voltar
 

Home | Fale com o Cardiol.br | Adicionar aos favoritos Última atualização: 25/4/2024