57th ANNUAL SCIENTIFIC SESSION | March 29 - April 1, 2008 | CHICAGO
 JOINT SESSION OF THE BRAZILIAN SOCIETY FOR CARDIOLOGY AND THE ACC
Sunday, march 30, 2008 - 3:45 PM - 5:00 PM - McCormick Place - Room S402
Notícias
Estudo STICH: Cirurgia de revascularização miocárdica é superior ao tratamento clínico em pacientes com DAC e insuficiência cardíaca (04/04/2011 10:35)

Autores: Dr. Humberto Graner Moreira e Dra. Fernanda Seligmann Feitosa

Introdução: A revascularização de pacientes com doença arterial coronariana (DAC) com disfunção sistólica de ventrículo esquerdo e insuficiência cardíaca ainda é incerta. As diretrizes que norteiam a prática atual se baseiam em estudos pequenos, não-randomizados, ou de sub-análises de estudos de revascularização miocárdica cirúrgica há mais de 30 anos. Não se sabe ao certo se, com a terapia medicamentosa agressiva realizada nos dias atuais, a cirurgia de revascularização miocárdica (RM) acrescentaria benefícios que superem o risco cirúrgico neste grupo de pacientes.

Objetivos: Avaliar se a RM acrescenta benefícios a longo prazo quando comparada com tratamento clínico intensivo sem RM.

Desenho do Estudo: Ensaio clínico randomizado, controlado, aberto, multicêntrico, envolvendo 22 países.

Métodos: Pacientes com disfunção sistólica de VE (fração de ejeção <35%) e DAC passível de revascularização cirúrgica foram randomizados para tratamento clínico otimizado ou tratamento clínico + RMC. Os critérios de exclusão foram angina refratária, estenose de tronco de coronária esquerda >50%, choque cardiogênico, IAM recente ou necessidade de troca de valva aórtica. Os pacientes foram seguidos por intervalos de 6 meses, com follow-up médio de 56 meses. O desfecho primário foi morte por todas as causas. Os pacientes foram incluídos entre julho de 2002 a maio de 2007. Os resultados foram apresentados conforme tratamento recebido e conforme intenção de tratamento

Resultados: Foram randomizados 1.212 pacientes, 602 para o grupo de tratamento clínico e 610 para o grupo RMC. A idade média à inclusão era 60,9 anos, 88% eram homens e 40% eram diabéticos. A presença de DAC nessa população foi significativa: 74% apresentavam estenose importante (>75%) em 2 ou mais artérias coronárias. Fração de ejeção média de 27%, sendo 52% em classe funcional NYHA II e 37% em NYHA III/IV. A utilização de medicações com evidência foi satisfatória: 90% usavam IECA ou BRA, 85% usavam beta-bloqueadores, 85% estatinas, e 84% aspirina.

Durante o seguimento houve uma taxa de crossover de 9,9%, conforme diagrama a seguir.  Por este motivo, os resultados foram apresentados conforme intenção de tratamento e pelo protocolo (per protocol).

Na intenção de tratar, RM levou a uma redução não significativa do RR de morte por todas as causas de 14% em relação à terapia clínica (HR 0,86; IC 95% 0,72-1,04; p=0,123). Por outro lado, a RM levou a redução significativa de morte cardiovascular (HR 0,86; IC 95% 0,66-1,0; p=0,05) e morte ou hospitalização cardiovascular (HR 0,74; IC 95% 0,64–0,85; p<0,001). Quando se analisou apenas os pacientes que foram submetidos ao tratamento inicialmente proposto (pelo protocolo), a cirurgia de RM foi capaz de reduzir o risco de mortalidade global em 24% (HR 0,76; IC 95% 0,62-0,92; p=0,005). De forma semelhante, quando feita a análise pelo tratamento realmente recebido (“as treated”), a mortalidade global também foi reduzida em 30% nos pacientes que foram submetidos à cirurgia de RM em comparação àqueles que receberam tratamento medicamentoso isolado (HR 0,70; IC 95% 0,58-0,84; p<0,001). Entretanto, o benefício do tratamento cirúrgico só foi observado a partir de dois anos de seguimento.

Figura1. Retirado do slideset apresentado no ACC 2011.

Conclusão: Em pacientes com DAC e insuficiência cardíaca sistólica, a RM cirúrgica deve ser considerada como opção de tratamento nestes pacientes, com melhores resultados cardiovasculares a longo prazo quando comparado com o tratamento medicamentoso isolado.

Perspectiva: O STICH é o maior estudo randomizado realizado para comparar a cirurgia de revascularização do miocárdio em relação a terapia medicamentosa contemporânea otimizada, em pacientes com DAC e IC. Esta combinação de comorbidades cardiovasculares impacta significativamente nos custos do sistema público de saúde no Brasil.

O benefício da RM cirúrgica sobre a revascularização percutânea, em pacientes com DAC grave e insuficiência cardíaca é bem estabelecida. No entanto, a vantagem da abordagem cirúrgica sobre o tratamento clínico otimizado contemporâneo não estava bem estabelecido, e os resultados apresentados hoje contribuem enormemente para esta discussão.

Houve muito debate sobre os resultados na maneira como foram apresentados. De uma maneira cientificamente elegante, o Dr. Velazquez apresentou os resultados por intenção de tratar, por protocolo e pelo tratamento recebido. Apenas o desfecho principal de mortalidade geral por intenção de tratar não apresentou vantagens da cirurgia sobre o tratamento clínico exclusivo. Nas demais análises, a cirurgia foi superior em diminuir morte geral, morte cardiovascular e eventos cardiovasculares. O Dr. Velazquez, em entrevista à Cobertura Online, pontuou que, apesar da intenção de tratar, na vida real nossas decisões não são randomizadas, e é importante saber os desfechos que nos esperam quando determinado procedimento é efetivamente realizado. E nesta análise a cirurgia cardíaca foi marcadamente superior ao tratamento clínico isolado.

Apesar da excelente aderência ao tratamento medicamentoso mais atual, e os excelentes resultados cirúrgicos obtidos, os pacientes com o perfil incluído no STICH ainda permanecem sob risco elevado, com mortalidade geral próxima de 40% em 5 anos, independente da estratégia. O benefício da cirurgia a longo prazo, contudo, só foi constatado a partir de 2 anos de seguimento. Até esse prazo, o risco cirúrgico não supera o ganho de sobrevida esperado. Isso significa que a perspectiva de vida dos pacientes deve ser levado em conta na decisão clínica. Em pacientes com IC em estágio terminal, cuja perspectiva de vida estimada seja menor que 2 anos, a cirurgia pode não ser vantajosa.

 

Referência: Medical Therapy With or Without Coronary Artery Bypass Graft Surgery in Patients with Ischemic Cardiomyopathy: Results of the Surgical Treatment of Ischemic Heart Failure Trial. Apresentado pelo Dr. Eric J. Velazquez, no congresso do American College of Cardiology 2011 Scientific Sessions


Home
DESENVOLVIDO PELA DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA SBC - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © COPYRIGHT 2008
SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA | tecnologia@cardiol.br