57th ANNUAL SCIENTIFIC SESSION | March 29 - April 1, 2008 | CHICAGO
 JOINT SESSION OF THE BRAZILIAN SOCIETY FOR CARDIOLOGY AND THE ACC
Sunday, march 30, 2008 - 3:45 PM - 5:00 PM - McCormick Place - Room S402
Notícias

Infecções na Miocardiopatia, tema de Nadine Clausell nos EUA

Uma pesquisadora gaúcha, do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Nadine Clausell, foi a escolhida pela SBC para falar aos norte-americanos sobre a experiência brasileira com insuficiência cardíaca provocada por infecções bacterianas e viróticas.

Nadine será, ao lado de Lourdes Higuchi, do Incor, e José Antonio Marin Neto, de Ribeirão Preto, conferencista do "Joint Symposium ACC-SBC" do congresso do American College of Cardiology, em Chicago.

O tema da especialista, acertado com o coordenador científico do Congresso, Mark Sheldon, será "Causas Infecciosas Possíveis na Miocardiopatia Dilatada Idiopática", um tema sobre o qual o Brasil, como país tropical, tem experiência importante, maior ainda no caso de Nadine, que há 15 anos trilha essa linha de investigação no ambulatório especializado.

A cardiologista explica que há muitos casos em que é detectada uma insuficiência cardíaca sem que se identifique uma causa definida.

Uma pesquisa dirigida pode identificar infecções bacterianas, por exemplo, como a causa, e embora o mesmo problema exista nos Estados Unidos, não há num país de clima temperado a densidade de casos suficientes para um estudo aprofundado, principalmente no que respeita aos tratamentos possíveis, que pressupõem número
significativo de pacientes com o problema.

A carência norte-americana no que se refere a esse campo específico e a maior experiência brasileira, é que levou Nadine a ser solicitada para falar aos médicos dos Estados Unidos. O presidente da SBC, Antonio Carlos Palandri Chagas, ressalta por sua vez que o tema não será tratado apenas numa conferência, para os norte-americanos.

"Em setembro, teremos outro simpósio conjunto com o ACC, mas nesse caso no Brasil", lembra ele, e aí os cardiologistas norte-americanos terão condições de debater o tema não só com Nadine Clausell, mas com os demais médicos brasileiros que pesquisam como vencer mais esse desafio que se antepõe à Cardiologia.

_____
Fonte: Assessoria de Imprensa da SBC
Jornalista Responsável: Luiz Roberto de Souza Queiroz


Home
DESENVOLVIDO PELA DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA SBC - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © COPYRIGHT 2008
SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA | tecnologia@cardiol.br