Notícias

EDITORES DE REVISTAS DE CARDIOLOGIA TEM REUNIÃO

O congresso do “American College of Cardiology” foi o palco para uma primeira reunião dos 17 editores de revistas de Sociedades de Cardiologia em espanhol e português, tendo em vista a colaboração editorial, a política de fomento à pesquisa e a discussão das prioridades dos países de fala ibérica. O Brasil, que tem a única revista cardiológica do Continente indexada no ISI, a da SBC, foi representado pelo editor-chefe dos “Arquivos Brasileiros de Cardiologia”, Fernando Bacal.
 
Bacal lembra que, dentro da filosofia adotada pela SBC de maior presença da cardiologia brasileira no campo internacional, foi feita há vários meses uma aproximação com o editor-chefe da Revista Española de Cardiologia, Fernando Alfonso, que foi convidado para a festa comemorativa dos 60 anos da criação dos “Arquivos”.

“A reunião em Orlando foi um segundo passo ampliando essa cooperação internacional”, afirma Bacal, que cita a presença dos editores das revistas espanhola, portuguesa, da revista da Federación Argentina de Cardiologia e da Associación Argentina de Cardiologia, de duas revistas mexicanas, do editor da revista peruana, da guatemalteca, da costariquena, da uruguaia, da chilena e da Revista Paraguaia de Cardiologia.

O encontro, que deve se repetir anualmente, serviu para estreitar os lanços entre os editores, para discutir temas editoriais de interesse conjunto, como a formação de um fórum para o Mal de Chagas, por exemplo, que afeta vários países do Continente, para discutir uma política de fomento à pesquisa e, é claro, discutiu-se a necessária criação de uma Associação de Editores de Revistas de Língua Portuguesa e Espanhola de Cardiologia.

Segundo Fernando Bacal, há vários temas cardiológicos que são próprios do Continente, que merecem uma visão conjunta, ultrapassando as fronteiras dos países, mas que não necessariamente interessam aos países do restante do mundo. Por isso mesmo, conclui ele, foi muito positivo esse passo inicial no sentido de reunir a direção de revistas destinadas a cardiologistas que, embora em países diferentes, tem preocupações semelhantes.

_____
Fonte: Assessoria de Imprensa da SBC
Jornalista Responsável: Luiz Roberto de Souza Queiroz


Home

DESENVOLVIDO PELA DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA SBC - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © COPYRIGHT 2009
SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA |
tecnologia@cardiol.br