Artigo Científico

ACCORD Lipid : Fenofibrato não acrescenta benefício quando associado rotineiramente a estatina na prevenção de risco cardiovascular


Resumo: Atualmente, aproximadamente 17 milhões de americanos são portadores de diabetes mellitus. Apesar do crescimento exponencial na incidência observado na última década, estima-se que aproximadamente 40% dos indivíduos com com fatores risco para a doença ja são, na verdade, portadores ainda não diagnosticados.
O objetivo do estudo ACCORD foi determinar se, em pacientes coronariopatas de alto risco, um controle glicêmico mais rigoroso com um alvo de HbA1c (menor do que 6%) reduziria o número de eventos cardiovasculares comparado ao alvo padrão (HbA1c entre 7,0 e 7,9%) no que se refere a mortalidade cardiovascular, infarto não fatal e AVC não fatal. Em 2008 o grupo do controle glicêmico rigoroso foi interrompido por um excesso de mortalidade de 22%, sendo os pacientes deste grupo transferidos para o grupo padrão.
Além do controle glicêmico, 5518 pacientes foram randomizados para o uso de sinvastatina associada a fenofibtato ou sinvastatina associada a placebo.

Objetivo: O objetivo do ACCORD lipid foi determinar se a associação de fenofibrato a terapia padrãocom estatina reduziria o número de eventos cardiovasculares.

Métodos: O estudo incluiu de forma prospectiva e randomizada adultos portadores de diabetes tipo II em 77 hospitais nos Estados Unidos e Canadá. Os 5518 pacientes do “grupo de controle lipidico”, além do controle glicêmico, foram randomizados para o uso de 160 mg de fenofibrato (2765) ou placebo (2753).
A idade média foi de 62 anos, 48% da coorte era composta por mulheres. 34% apresentavam evento cardiovascular prévio e a média de hemoglobina glicada (HbA1c) foi de 8,3%.

Resultados: No grupo de fenofibrato, o LDL caiu de 100 para 81 mg/dl, o HDL aumentou de 38 para 41 mg/dl e o triglicerides diminuiu de 189 para 147 81 mg/dl. No grupo placebo, o LDL diminuiu de 101 para 80 mg/dl (p=0,16), HDL aumentou de 38 para 40,5 mg/dl (p=0,01) e o valor do triglicerides caiu de 186 para 170 mg/dl (p = ,0,01).
O número de desfechos primários, taxa de eventos cardiovasculares maiores e menores foi de 2,2 eventos/ano com fenofibrato comparado a 2,4 eventos/ano no grupo placebo (p=0,32).

Interpretação: Entre os pacientes diabéticos com alto risco cardiovascular, a adição rotineira de fenofibrato a terapia com estatina com vistas a diminuição de eventos cardiovasculares, não foi superior ao uso de sinvastatina isoladamente. Embora o fenofibrato tenha reduzido o valor dos triglicerides, seu pouco efeito sobreo HDL poderia justificar a falta de benefício evidenciada no presente estudo. Esta droga , no entanto, ainda tem seu papel individualizado naqueles pacientes com perfil lipídico de triglicerides alto e HDL baixo.

Dr. Ginsberg apresentou “Effects of Combination Lipid Therapy on Cardiovascular Events
Type 2 Diabetes Mellitus: The ACCORD Lipid Study” no Domingo no ACC. 10, Atlanta, GA.

HOME

DESENVOLVIDO PELA DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA SBC - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © COPYRIGHT 2010
SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA |
tecnologia@cardiol.br