Artigo Científico

Estudo randomizado de três doses de um inibidor direto do fator Xa (Betrixaban) em pacientes com fibrilação atrial – Estudo EXPLORE – Xa

Dr.Ricardo C. Moraes
Dr.Bruno Paolino

O objetivo do estudo de fase 2 EXPLORE-Xa foi avaliar a eficácia e segurança do tratamento com três doses de um inibidor direto do fator Xa, betrixaban, comparado à varfarina em pacientes com fibrilação atrial de etiologia não valvar.

Métodos: Estudo randomizado, duplo-cego, com 508 pacientes e seguimento médio 3 a 12 meses em portadores de fibrilação atrial não valvar. Os pacientes foram randomizados para três doses de betrixaban (40 mg, n = 127; 60 mg, n = 127; 80 mg, n = 127) versus varfarina com um INR (international normalized ratio) alvo entre 2-3 (n = 127). A idade média era de 74 anos, sendo 34% de mulheres. 54% dos pacientes tinham taxa de filtração glomerular > 70 ml/min. O escore CHADS2 médio foi 2,2. Os critérios de inclusão eram a presença de fibrilação atrial com pelo menos um fator de risco para acidente vascular encefálico. Foram excluídos os pacientes que faziam uso de aspirina > 162 mg/dia e tiveram evento tromboembólico nos últimos 30 dias.

Os desfechos primários foram o tempo para o surgimento de sangramento maior ou não maior clinicamente relevante. Os desfechos secundários foram definidos como o tempo para o surgimento de qualquer sangramento (maior, clinicamente relevante e mínimo) e tempo para surgimento de morte, acidente vascular encefálico, infarto agudo do miocárdio ou embolismo sistêmico.
 
Resultados: Após 3 meses de seguimento, ocorreu sangramento maior ou não maior clinicamente relevante em 1 paciente no grupo betrixaban 40 mg, 4 no betrixaban 60 mg, 5 no betrixaban 80 mg e 4 no grupo varfarina. Considerando o seguimento a longo prazo, o risco de desfecho primário foi baixo no grupo betrixaban 40 mg, intermediario nos outros grupos betrixaban, e alto risco para o grupo varfarina, embora a diferença não tenha atingido significância estatística (p=0,35).

Fig 1. Tempo de seguimento do desfecho primario

Os efeitos adversos com aumento de aminotransferase (ALT) >2 vezes o valor normal foram 2,4% nos grupos betrixaban e 2,4% no grupo varfarina. A presença de vômitos, náuseas e diarréia foi mais comum com betrixaban.
Conclusões: Entre os pacientes com fibrilação atrial, as três doses testadas de betrixaban pareceram ser bem toleradas. A presença de sangramento foi mais baixa no grupo betrixaban 40 mg, comparado com altas doses de betrixaban ou varfarina. O número de acidentes vasculares cerebrais foi semelhante nos grupos betrixaban e varfarina (0-1 por grupo). Estudos clínicos permitiu que estudos de fase 3 sejam desenvolvidos para se determinar com precisão a eficácia e segurança do betrixaban.

Apresentação do Dr. Michael Ezekowitz no ACC.10/i2 Summit, Atlanta, 15 de março de 2010.
 

HOME

DESENVOLVIDO PELA DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA SBC - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © COPYRIGHT 2010
SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA |
tecnologia@cardiol.br