Artigo Científico


Os ensaios clínicos a beira do leito de antiagregação determina desfechos em pacientes pré-tratados com clopidogrel submetidos a intervenção coronária percutânea eletiva? POPULAR study

(Do Point-of-Care Platelet Function Assays Predict Clinical Outcomes in Clopidogrel Pretreated Patients Undergoing Elective PCI?) 

Dr. Ricardo C. Moraes
Dr. Bruno Paolino

Resumo
Em pacientes submetidos à intervenção coronária percutânea (ICP) eletiva, os testes de função plaquetária podem ajudar a prever eventos trombóticos, mas não os sangramentos.
A terapia de antiagragação plaquetária dupla está indicada em pacientes submetidos à ICP e implante de stent. Mais de 36% dos pacientes têm resposta diminuída ao clopidogrel. O mecanismo de resistência é multifatorial e inclui alteração no metabolismo da droga a polimorfismos genéticos.
Diversos estudos têm demonstrado que testes de função plaquetária estão associados a desfechos clínicos. Entretanto, não está claro que teste pode predizer os eventos clínicos. A proposta deste estudo foi identificar o teste de função plaquetária que melhor correlaciona-se com desfechos clínicos.

Desenho do estudo
Este estudo comparou, entre si, sete estudos de função plaquetária: light transmittance aggregometry (LTA) 5 e 20μmol/L ADP, VerifyNow® P2Y12, Plateletworks®, IMPACT-R, IMPACT-R ADP, PFA-100 COL/ADP, e INNOVANCE® PFA P2Y.
O desfecho primário anual foi composto de morte, infarto agudo do miocárdio, trombose de stent e acidente vascular encefálico. O desfecho de segurança primário foi sangramento TIMI maior ou menor.

Resultados e Conclusões
Um total de 1069 pacientes, submetidos à ICP eletiva com implante de stent, foi tratado com clopidogrel. Os sete testes de função plaquetária foram realizados na maioria dos pacientes. A média de idade foi de 64 anos e 74% eram do sexo masculino. Aproximandamente 36% dos pacientes foram tratados com stent não-farmacológicos e 64% foram tratados com stent farmacológico.
Em 1 ano, LTA 5 μmol/L ADP, LTA 20 μmol/L ADP, VerifyNow®-P2Y12, Plateletworks® previram desfecho primário. Paciente com ou sem inibição plaquetária tinham, respectivamente, 6% e 12% de eventos em 1 ano. 
Baseado no desfecho primário em 1 ano, a área sobre a curva (AUC) característica de LTA 5 μmol/L ADP, LTA 20 μmol/L ADP, VerifyNow® P2Y12, Plateletworks®, IMPACT-R, IMPACT-R ADP, PFA-100 COL/ADP e INNOVANCE® PFA P2Y foi 0,63,  0,62,  0,62,  0,61,  0,56,  0,53,  0,50, e 0,56, respectivamente. A reatividade plaquetária não prediz sangramento em um ano.   
Modelos de regressão logísitica usando fatores clínicos isolados acharam uma AUC de 0,64 em predizer desfechos primários em 1 ano. Adicionando fatores de risco como lesão e características do stent, a AUC aumentou para 0,72. A adição da reatividade plaquetária resultou em aumento significativo da AUC de LTA 5μmol/L ADP, LTA 20 μmol/L ADP, VerifyNow® P2Y12, Plateletworks®, embora a AUC absoluta apresentou pouco aumento (0,74,  0,73, 0,74, e 0,78, respectivamente). Os outros testes de função plaquetária não promoveram alteração adicional.
Algumas das avaliações dos testes de função plaquetária aumentaram a chance em prever eventos clínicos. Entretanto, nestes testes, somente o Plateletworks® e VerifyNow®-P2Y12 foram analisados a beira do leito. Além disso, o Plateletworks® é altamente tempo-sensível, e deve ser realizado < 10 minutos da coleta de sangue.

Perspectiva
Esta é a primeira comparação frente a frente de múltiplos testes de função plaquetária para predizer eventos trombóticos e sangramento em pacientes submetidos a ICP eletiva. Muitos outros estudos são necessários para determinar a utilidade destes testes e ser a terapia guiada pela função plaquetária determinaram eventos. Em adição, os novos antiagragantes plaquetários como o prasugrel e o ticagrelor mudaram de maneira precisa a dupla antiagregação plaquetária.

Apresentação da Dra. Nicoline J. Breet, no American Heart Association Scientific Sessions, Orlando-FL, 15 de novembro, 2009.
 


HOME
DESENVOLVIDO PELA DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA SBC - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © COPYRIGHT 2008
SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA |
tecnologia@cardiol.br