Home  |   Programa do Evento   |   Outras Notícias  |   Agência Oficial  |   Cobertura Online  |   Site Oficial 


EUROPEU TEVE TANTA GENTE DA SBC, 637, QUE QUASE VIROU CONGRESSO BRASILEIRO


A delegação brasileira ao ESC Congress 2009 foi tão grande, 637 cardiologistas, que alguns médicos fizeram piada, dizendo que mais parecia que o Congresso Europeu tinha se tornado brasileiro. Para dar uma idéia da importância da representação do Brasil, que foi a maior delegação estrangeira de país não membro, o Japão compareceu com número bem menor, 522 especialistas, e a Índia, com 443 médicos.

Os brasileiros não só participaram, diz o coordenador de Infraestruturada SBC, Miguel Antonio Moretti, como fizeram bonito apresentando mais de 40 trabalhos originais, entre temas livres, pôsteres comentados e murais. Ele explica que a presença marcante dos médicos brasileiros foi muito importante, na medida em que esta foi a primeira vez que a SBC participou como sociedade filiada à European Society of Cardiology (ESC). E lembra que, uma vez aprovada a filiação pela Assembléia Geral de Delegados no congresso de Salvador, os brasileiros passam a contar com várias vantagens junto à ESC, entre as quais a permissão para que se candidatem às bolsas de estudos e aos programas especiais oferecidos pela entidade.

O ESC Congress 2009 foi também a oportunidade para aumentar os laços com as duas sociedades européias que mais têm trabalhado com a SBC, a Espanhola e a Portuguesa. A aproximação com a Sociedade Espanhola de Cardiologia, por sinal, que se estreitou a partir das reuniões dos editores das revistas científicas dos dois países, rendeu novos frutos, pois também durante o congresso o editor dos Arquivos Brasileiros de Cardiologia foi convidado a participar das reuniões dos editores das diversas revistas científicas de Cardiologia da Europa.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Jornalista Responsável: Luiz Roberto Queiroz

 

Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da SBC
| Sociedade Brasileira de Cardiologia | tecnologia@cardiol.br